Desafios e inquietações : as aulas de artes como espaço para experiências disruptivas de aprendizagem
View/ Open
Date
2014Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
Na educação contemporânea percebe-se um movimento de inovação que as instituições de ensino, consolidadas no século XX, não conseguem acompanhar. E muitos destes têm como o sujeito principal o professor. Nesse sentido, essa pesquisa baseia-se na experiência de estágio dentro de uma instituição de ensino privada – Colégio Farroupilha, unidade Três Figueiras – durante o ano letivo de 2014, a partir da observação e da prática docente das aulas de artes. Como problema central o trabalho pergunta: a ...
Na educação contemporânea percebe-se um movimento de inovação que as instituições de ensino, consolidadas no século XX, não conseguem acompanhar. E muitos destes têm como o sujeito principal o professor. Nesse sentido, essa pesquisa baseia-se na experiência de estágio dentro de uma instituição de ensino privada – Colégio Farroupilha, unidade Três Figueiras – durante o ano letivo de 2014, a partir da observação e da prática docente das aulas de artes. Como problema central o trabalho pergunta: a metodologia aplicada nas aulas de artes, durante o estágio prático, dentro do Colégio Farroupilha, contribui para o desenvolvimento da criatividade e das habilidades e competências artísticas de cada aluno? A partir disso, foram abordados nesta pesquisa temas como modelos de sala de aula, papel do professor no século XXI, criatividade e autonomia do aluno. A metodologia desenvolve uma prática docente aplicada nos alunos durante 10 aulas do segundo trimestre. O trabalho coloca em evidência a importância do papel do professor. Como fontes referenciais básicas o trabalho emprega os estudos de Maria Acaso (2012), José Pacheco (2007), Ken Robinson (2011), entre outros. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Artes Visuais: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License