Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorBurigo, Elisabete Zardopt_BR
dc.contributor.authorSilva Neto, Oscarpt_BR
dc.date.accessioned2015-11-27T02:42:49Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/130449pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta um estudo de caso sobre a formação de professores nos cursos de Licenciatura em Matemática ofertados pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF’s). Desde 2008, com a mudança da legislação, os IF's devem ofertar cursos de formação de professores para a Educação Básica. Surgiu a necessidade de se estudar como esses cursos foram concebidos, o perfil esperado para os egressos e como se dá a integração entre as disciplinas matemáticas e pedagógicas. Para isso, realizou-se um estudo da legislação que trata sobre o tema das licenciaturas, da formação de professores e dos cursos superiores de matemática no Brasil. Escolheu-se estudar a Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Catarinense (IFC) – Câmpus Camboriú, em Santa Catarina. Foram investigados os documentos relativos ao curso, especialmente a matriz curricular e suas alterações. Também foram realizadas entrevistas com professores, egresso e licenciandos do curso para fundamentar o estudo, e realizou-se uma intervenção com licenciandos do curso, na qual foi desenvolvido um trabalho de identificação de possíveis articulações entre disciplinas específicas e pedagógicas. O que se conclui é que a proposta curricular do curso foi construída, inicialmente, sob a pressão da urgência, de modo centralizado e marcado pelas visões conflitantes dos grupos envolvidos no processo. A reformulação do currículo, motivada pela necessidade de atendimento à legislação, foi construída pelos professores do Câmpus e refletiu a experiência inicial de implementação do curso. Por fim, conseguiu-se perceber que há, mesmo que de forma não sistematizada e organizada, a tentativa de articulação entre as disciplinas específicas, as disciplinas pedagógicas e a prática.pt_BR
dc.description.abstractThis paper presents a case study on teacher training in Mathematics Degree courses offered by the Federal Institutes of Education, Science and Technology (IF's). Since 2008, with the change of legislation, the IF's must offer teacher training courses for Basic Education. The need arose to study how these courses have been designed, the expected profile for the graduates and how is the integration of mathematical and pedagogical disciplines. For this, was held a study of the legislation that deals with the subject of the degrees, the teacher training and higher education courses in mathematics in Brazil. It was chosen to study a degree in Mathematics from the Federal Institute of Santa Catarina (IFC) - Campus Camboriú in Santa Catarina. The documents relating to the course, especially the curriculum and its amendments have been investigated. There were also interviews with teachers, graduate and undergraduate course to support the study, and held an intervention with teachers of the course, in which we developed a work to identify possible links between specific and pedagogical disciplines. What can be concluded is that the proposed curriculum of the course was built, initially, under time pressure, centrally and marked by conflicting views of the groups involved. The redesign of the curriculum, motivated by the need for compliance with the law, was built by the Campus teachers and reflected the initial experience of implementing the course. Finally, we were able to realize that there is, even if not systematic and organized manner, attempting to articulate the specific, pedagogical disciplines and practice.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeacher educationen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectDegree in mathematicsen
dc.subjectFederals institutesen
dc.titleA formação dos professores de matemática no Instituto Federal Catarinensept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000978378pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem