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dc.contributor.advisorWinter, Leonardo Loureiropt_BR
dc.contributor.authorAlves, Ariel da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2015-11-20T02:38:17Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/130007pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa teve como objetivo investigar a utilização de guias de execução como estratégia de memorização da Allemande da Partita em Lá menor de J. S. Bach (BWV 1013) para flauta solo. O referencial teórico foi o estudo realizado por Roger Chaffin et. al 2010: Preparing for memorized cello performance: the role of performance cues. A pesquisa foi realizada através de auto-estudo, tendo o próprio autor como sujeito. A coleta de dados foi realizada através de onze sessões de estudo e duas apresentações públicas com registros em áudio e vídeo e diários de estudos. Para verificar a eficácia da memorização, a peça foi escrita de memória após um mês da última apresentação. Como resultado a pesquisa apontou a eficácia da utilização dos guias de execução onde a respiração atuou como um guia estrutural na obra escolhida. A pesquisa destaca a utilização de guias de execução como estratégia para aumentar o controle e eficiência em uma performance de memória.pt_BR
dc.description.abstractThis research aims to investigate the use of performance cues as a strategy to memorize a solo piece for flute by J. S. Bach (Allemande, BWV 1013). The theoretical framework was the study developed by Roger Chaffin et. al (2010): Preparing for memorized cello performance: the role of performance cues. The qualitative survey was developed through self-study, having the author himself as the subject. The data were collected through eleven study sessions and two public performances recorded on audio and video and registered on study diaries. To verify the efficiency of the memorization, the piece was written a month after the last performance. As a result, the research showed the efficiency the use of performance cues where breathing acted as a structural guide in the chosen piece. This research highlights the use of performance cues as a strategy to enhance control and efficiency in a performance by memory.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMemorizationen
dc.subjectGuia de execuçãopt_BR
dc.subjectBach, Johann Sebastian, 1685-1750pt_BR
dc.subjectPerformance cuesen
dc.subjectFluteen
dc.subjectMemorização musicalpt_BR
dc.subjectBWV 1013en
dc.subjectFlauta (Música)pt_BR
dc.subjectPráticas interpretativas (Música)pt_BR
dc.titleA Utilização de guias de execução como estratégia de memorização do primeiro movimento da Partita em Lá menor de J.S. Bach (BWV 1013) para flauta solopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000977872pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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