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Narradores em Cemitério de Pianos : a indefinição dos contornos
dc.contributor.advisor | Tutikian, Jane Fraga | pt_BR |
dc.contributor.author | Kirst, Gabriela | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-11-20T02:38:04Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/130001 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo analisar o efeito narrativo criado pelos narradores do romance Cemitério de Pianos, de José Luís Peixoto. A ideia do trabalho partiu do fato de que existe uma indefinição, na crítica leiga e especializada, quanto ao número exato de narradores do romance. Inicia-se o trabalho fazendo um levantamento teórico que embasa a análise: o narrador, em Wayne Booth; a personagem, em Antonio Candido; o espaço, em Roland Bourneuf e o tempo, em Adam A. Mendilow. Depois são apresentados alguns aspectos concretos do romance como o enredo, a estrutura do romance e um comentário sobre a controvérsia do narrador, com o objetivo de situar a discussão que segue, já que o romance tem uma construção bastante peculiar. Em seguida faz-se a análise do efeito narrativo, lançando mão de ideias de Umberto Eco, sobre o que ele chama de efeito-névoa. Constata-se que, para compreender o efeito narrativo, é necessário fazer uma relação entre os narradores, que são também personagens, o tempo e o espaço, uma vez que esses três elementos estão estreitamente ligados. Por fim são analisados algumas características das outras personagens, já que também contribuem para o efeito-névoa. Pode-se concluir que, neste romance, um número exato de narradores não pode ser definido e que este resultado é intencional por parte do autor do romance. | pt_BR |
dc.description.abstract | The purpose of this paper is to analyse the narrative effect created by the narrators of Cemitério de Pianos, a novel by José Luís Peixoto. The idea for this work came from the fact that there is an indetermination, in lay and specialized critics, as to the exact number of narrators in the novel. We start by making a survey of the theories underlying the analysis: the narrator in Wayne Booth; the character in Antonio Candido; the space in Roland Bourneuf and the time in Adam A. Mendilow. Then we present the plot and the structure of the novel, and we comment on the narrator's controversy, in order to situate the discussion that follows, since the novel has a very peculiar construction. We continue with the analysis of the narrative effect, using Umberto Eco's ideas about what he calls the mist-effect. It appears that, to understand the narrative effect, it is necessary to establish a relationship between the narrators, who are also characters, time and space, since these three elements are closely linked. Finally some of the other characters' features are analyzed, as they also contribute to the mist-effect. It can be concluded that, in this novel, an exact number of narrators cannot be defined and that this result is intended by the author of the novel. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Narrator | en |
dc.subject | Peixoto, José Luís, 1974-. Cemitério de pianos : Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject | Narrative effect | en |
dc.subject | Literatura portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Narratologia | pt_BR |
dc.title | Narradores em Cemitério de Pianos : a indefinição dos contornos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000976647 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Letras: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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