O narrador em Benito Cereno de Herman Melville : perspectivas narrativas e discursivas
dc.contributor.advisor | Indrusiak, Elaine Barros | pt_BR |
dc.contributor.author | Devincenzi, Isabel Speggiorin | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-11-20T02:37:56Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/129995 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho se propõe a analisar o narrador e o foco narrativo em Benito Cereno de Herman Melville para verificar duas hipóteses. A primeira hipótese, que diz respeito a um dos enfoques deste trabalho, o da perspectiva estrutural da narrativa com base no modelo narratológico de Genette (1995), é que o narrador não é confiável, ainda que extradiegético, tendo em vista três principais fatores fundamentados na teoria de Wayne Booth (1983): a parcialidade do foco narrativo adotado em relação aos eventos narrados, o jogo de ironias que marcam o discurso do narrador e a distância entre aquilo que é afirmado pelo narrador e o que defende o autor implícito. A segunda hipótese, que se refere ao segundo enfoque deste trabalho, o do contexto, é que, através do narrador e do ponto de vista adotados, Melville criou possibilidades para que uma crítica social à escravidão pudesse ser construída, dado o caráter dialógico e vivo do discurso, no romance apresentado de modo polifônico, o autor implícito vai contra a hegemonia discursiva da época. Acerca dessa segunda hipótese do trabalho são relacionadas as teses de Bakhtin (1992, 2010, 2015), Pêcheux (1988, 2006) e Foucault (2008, 2009) sobre discurso e ideologia. A metodologia deste trabalho se deu sobre a análise de passagens da obra de Melville em questão e de outro estudo sobre Benito Cereno proposto por Grandin (2015) a fim de verificar as hipóteses levantadas. Os resultados observados confirmaram as hipóteses iniciais, uma vez que uma postura crítica sobre a obra é assumida e são concebidas possíveis inferências a contextos mais profundos a que a obra pode se referir, ao invés de somente o contexto imediato na qual a narrativa transcorre. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work aims at analyzing the narrator and narrative focus in Benito Cereno, by Herman Melville, to verify two hypotheses. The first hypothesis, which concerns one of the two focuses of this work, the structural narrative perspective based on Genette’s narratological model (1995), is that the narrator is unreliable, though extradiegetic, following three main aspects identified in Wayne Booth's theory (1983): the bias of the narrative focus adopted in relation to the events described, the irony game present in the narrator's speech, and the distance between what is said by the narrator and what is defended by the implied author. The second hypothesis, which refers to this work’s second approach, the context, is that through the narrator and the point of view adopted, Melville created possibilities for a social critique of slavery, given the dialogical and living characteristic of speech, presented in novel through the polyphonic mode, the implied author goes against the hegemonic discourse of the time. This second hypothesis is supported by the theses by Bakhtin (1992, 2010, 2015), Pêcheux (1988, 2006) and Foucault (2008, 2009) concerning discourse and ideology. The methodology of this work was based on the analysis of excerpts from Melville’s work and another study on Benito Cereno proposed by Grandin (2015) for verification of the hypotheses. The results obtained confirmed the initial hypotheses once a critical stance on the work is assumed and possible inferences of deeper contexts that the work may refer to are conceived, rather than limiting the analysis to the immediate context in which the story unfolds,. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Narrator | en |
dc.subject | Melville, Herman, 1819-1891. Benito Cereno : Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject | Literatura norte-americana | pt_BR |
dc.subject | Narrative focus | en |
dc.subject | Discourse | en |
dc.subject | Narrador | pt_BR |
dc.subject | Ideology | en |
dc.subject | Narratologia | pt_BR |
dc.subject | Discurso literário | pt_BR |
dc.title | O narrador em Benito Cereno de Herman Melville : perspectivas narrativas e discursivas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000976678 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Letras: Português e Inglês: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License