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dc.contributor.authorCordeiro, Franciele Robertapt_BR
dc.contributor.authorKruse, Maria Henriqueta Lucept_BR
dc.date.accessioned2015-11-19T02:39:23Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.issn1414-3283pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/129887pt_BR
dc.description.abstractNeste artigo, que partiu de uma pesquisa documental cujo referencial teóricometodológico foi o pensamento de Michael Foucault, analisa-se como os discursos sobre a morte circulam na mídia brasileira, produzindo um currículo do final da vida. O material empírico foi composto de dez reportagens que circularam entre 2002 e 2012 nas revistas Época e Veja. Para delimitar o corpus de análise, elaborou-se um mapeamento discursivo com o software ATLAS.ti 7, e os achados foram submetidos à análise do discurso de inspiração foucaultiana. A aceitação da morte e sua domesticação despontam como estratégias produzidas pelo Estado e legitimadas pela mídia. As revistas informativas brasileiras produzem um currículo do final da vida, ensinando e propagando a aceitação da morte e convocando os sujeitos a governarem seu fim. Aqueles que escapam dessa ordem discursiva são considerados os “anormais” no contexto do final da vida.pt_BR
dc.description.abstractThis paper analyzed how the discourse on death circulates within the Brazilian media, thereby producing an endof- life curriculum vitae. It stemmed from document research in which the theoretical-methodological reference framework was the thinking of Michel Foucault. The empirical material was composed of ten reports that circulated in the magazines Época and Veja between 2002 and 2012. To delimit the corpus for the analysis, discursive mapping was elaborated using the ATLAS.ti 7 software. The findings were subjected to discourse analysis inspired by Foucault’s thinking. The acceptance of death and its domestication appeared as strategies produced by the State and legitimized through the media. These informative Brazilian magazines produced end-oflife curricula vitae, thereby teaching and publicizing acceptance of death and calling on subjects to govern their own end. Those who escape from this discursive order are considered to be “abnormal” in the end-of-life context.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofInterface : comunicação, saúde, educação. Botucatu. Vol. 19, n. 55 (out./dez. 2015), p. 1193-1205pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMorte : Enfermagempt_BR
dc.subjectDeathen
dc.subjectEducação em enfermagempt_BR
dc.subjectNursingen
dc.subjectMídiapt_BR
dc.subjectPalliative careen
dc.subjectEducation nursingen
dc.subjectCultural Studiesen
dc.titleA produção do currículo do final da vida por meio do dispositivo pedagógico da mídiapt_BR
dc.title.alternativeProduction of an end-of-life curriculum vitae through the pedagogical apparatus of the media en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000977330pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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