Formação músico-instrumental do licenciado em música : análise de projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em música do Rio Grande do Sul
View/ Open
Date
2014Author
Advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente trabalho trata de uma análise documental de seis projetos políticos pedagógicos de cursos de licenciatura em música do estado do Rio Grande do Sul. O objetivo desta análise foi identificar os perfis dos cursos quanto ao direcionamento na aprendizagem de instrumentos musicais nos cursos de licenciatura. O método utilizado nesta pesquisa foi a análise documental. O trabalho inicia traçando um perfil dos cursos analisados, bem como o perfil esperado dos alunos egressos. Em seguida, a an ...
O presente trabalho trata de uma análise documental de seis projetos políticos pedagógicos de cursos de licenciatura em música do estado do Rio Grande do Sul. O objetivo desta análise foi identificar os perfis dos cursos quanto ao direcionamento na aprendizagem de instrumentos musicais nos cursos de licenciatura. O método utilizado nesta pesquisa foi a análise documental. O trabalho inicia traçando um perfil dos cursos analisados, bem como o perfil esperado dos alunos egressos. Em seguida, a análise foca nas matrizes curriculares, visando identificar aspectos como carga horária, disciplinas obrigatórias e/ou eletivas, entre outros, no que se refere ao ensino de instrumentos. Os dados obtidos nesta pesquisa poderão contribuir para uma reflexão acerca dos currículos dos cursos de licenciatura em música, além de um maior entendimento sobre as propostas curriculares dos cursos para a formação em instrumentos musicais dos licenciados. ...
Abstract
This final paper is a documentary analysis of six pedagogical projects of undergraduate courses in Music Education in the state of Rio Grande do Sul, Brazil. This analysis aimed to identify the profiles of undergraduate courses in terms of the training in musical instruments. The paper begins establishing a profile of the analyzed courses, and the expected profile of former students. Then, the analysis focuses on curriculum matrices, to identify features such as workload, mandatory and / or ele ...
This final paper is a documentary analysis of six pedagogical projects of undergraduate courses in Music Education in the state of Rio Grande do Sul, Brazil. This analysis aimed to identify the profiles of undergraduate courses in terms of the training in musical instruments. The paper begins establishing a profile of the analyzed courses, and the expected profile of former students. Then, the analysis focuses on curriculum matrices, to identify features such as workload, mandatory and / or elective courses, among others, concerning learning musical instruments. The data obtained in this study may contribute to the debate about the curriculum of undergraduate courses in Music Education and to a better understanding of the proposed curriculum of courses turned to instrumental teaching. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Música: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License