Documentos escolares : organização e usos pedagógicos (um exercício no acervo do CAp/UFRGS)

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Date
2015Type
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente artigo pretende trabalhar o uso de fontes primárias em sala de aula no ensino de história. Fazendo parte do subprojeto história do Pibid UFRGS 2014-2018, são pesquisadas e refletidas as possibilidades e potencialidades do uso pedagógico de documentos históricos oriundos da própria instituição escolar e em que medida estes podem contribuir para uma maior problematização dos conteúdos que estão sendo trabalhados na sala de aula, permitindo uma compreensão qualitativamente melhor da com ...
O presente artigo pretende trabalhar o uso de fontes primárias em sala de aula no ensino de história. Fazendo parte do subprojeto história do Pibid UFRGS 2014-2018, são pesquisadas e refletidas as possibilidades e potencialidades do uso pedagógico de documentos históricos oriundos da própria instituição escolar e em que medida estes podem contribuir para uma maior problematização dos conteúdos que estão sendo trabalhados na sala de aula, permitindo uma compreensão qualitativamente melhor da complexidade da produção de conhecimento histórico. A título de exemplo, neste artigo são abordados especialmente os temas referentes à ditadura militar e ao imperialismo cultural nas décadas de 60 e 70. ...
Abstract
This article intends to work using primary sources in the classroom for teaching history. Part of the subproject História of the PIBID UFRGS 2014-2018, are researched and reflected the possibilities and potential of pedagogical use of historical documents coming from school institution itself and to what extent they can contribute to greater questioning of the contents that are being worked on in the classroom, allowing a qualitatively better understanding of the complexity of the production of ...
This article intends to work using primary sources in the classroom for teaching history. Part of the subproject História of the PIBID UFRGS 2014-2018, are researched and reflected the possibilities and potential of pedagogical use of historical documents coming from school institution itself and to what extent they can contribute to greater questioning of the contents that are being worked on in the classroom, allowing a qualitatively better understanding of the complexity of the production of historical knowledge. For example, in this article are particularly address issues related to the military dictatorship and cultural imperialism in the 60s and 70s. ...
In
Aedos : revista do corpo discente do Programa de Pós-Graduação em História da UFRGS. Porto Alegre, RS. Vol. 7, n. 16 (jul. 2015), f. 79-93
Source
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