O papel da modelagem mental dos enunciados na resolução de problemas em física
dc.contributor.author | Costa, Sayonara Salvador Cabral da | pt_BR |
dc.contributor.author | Moreira, Marco Antonio | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-11-09T16:36:19Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2002 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1806-1117 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/129358 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho, fundamentado na Teoria dos Modelos Mentais de Johnson-Laird (1983, 1996), dá continuidade ao nosso projeto sobre modelagem mental em resolução de problemas (Costa e Moreira, 1998), enfocando a dificuldade que alunos de Mecânica Geral, disciplina do currí culo básico dos cursos de Engenharia e Física da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, apresentam para modelar mentalmente o enunciado do problema. Foi usada uma metodologia qualitativa baseada nos depoimentos verbais (durante aulas específicas de resolução de problemas) e escritos nas verificações de aprendizagem), de alunos das turmas de um dos autores, durante o período 1º semestre de 1998 a 1º semestre de 2000. O tema abordado foi Cinemática de um ponto material. Os resultados parecem corroborar nossa hipótese de que a representação mental do enunciado de um problema, apresentado através de um discurso linguístico, acompanhado ou não de representação pictórica, pode ser favorecida pelo ensino explícito da modelagem física das situações enfocadas no enunciado. | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper, based on Johnson-Laird's mental models theory (1983, 1996), is a sort of progress report of our project on mental modeling in problem solving, focusing on the diÆculties that students of General Mechanics, a subject of the basic curriculum of engineering courses of the Catholic University of Rio Grande do Sul, present to mentally model the statement of the problem. A qualitative methodology was used based on students verbal (during problem solving classes) and written (in quizzes and exams) discourse, during the period of time between the rst semester of 1998 and the rst semester of 2000. The topic was Kinematic of a material particle. Research ndings seem to support our hypothesis that the mental representation of the statement of a problem, presented through linguistic discourse, accompanied or not of a pictoral representation , might be facilitated by the explicit teaching of the physical modeling of the situations involved in that statement. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista brasileira de ensino de fisica. São Paulo. Vol. 24, n. 1 (mar. 2002), p. 61-74 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Resolução de problemas | pt_BR |
dc.subject | Mecânica | pt_BR |
dc.subject | Modelos mentais | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.title | O papel da modelagem mental dos enunciados na resolução de problemas em física | pt_BR |
dc.title.alternative | The role of mental modelling of the statements in physics problem solving | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000328687 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Journal Articles (40361)Exact and Earth Sciences (6164)