Navegação Multidisciplinar por Autor "Silva, Rodrigo Sychocki da"
Resultados 1-8 de 8
-
Ações cooperativas e tecnologias móveis: planejamento, prática e análise de uma sequência de atividades sobre funções reais na escola básica
Pinto, Shéridan dos Reis (2020) [Dissertação]Esta pesquisa busca apresentar como ocorre o trabalho coletivo de estudantes do oitavo ano com o uso de smartphones no estudo de Funções de Variável Real. Por meio de uma sequência de atividades, propomos aos estudantes ... -
Ateliê de matemática : um espaço para diálogo e aprendizagem de matemática no ensino fundamental
Campos, Leandro de Andrades (2019) [Dissertação]A presente pesquisa consiste no desenvolvimento de material didático a partir de estruturação teórica e metodológica, seguida de experimentação de uma sequência de atividades de caráter interdisciplinar. Tais atividades ... -
Cadeias de Markov e modelagem matemática : da abstração pseudo-empírica à abstração refletida com uso de objetos virtuais
Silva, Rodrigo Sychocki da (2015) [Tese]Esta tese procura apresentar as contribuições da informática na construção de conceitos matemáticos. A partir de situações-problema e através de sequências de atividades, a proposta consistiu em desafiar os sujeitos ... -
Conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo : perspectivas docentes sobre a prática no contexto da pandemia de Covid-19
Souza, Josefa Taciane Oliveira (2023) [Dissertação]A pandemia da Covid-19 impactou significativamente o setor educacional em todo o mundo. Como medida para conter a propagação do vírus, muitos países adotaram o isolamento social e suspenderam as aulas nas instituições de ... -
Do coletivo ao individual e vice-versa : uma experiência de trabalho coletivo no uso combinado de diferentes espaços virtuais na formação continuada de professores de matemática
Reinheimer, Morgana Aline (2020) [Dissertação]A presente pesquisa visou investigar a postura dos professores de Matemática do Ensino Fundamental do município de Nova Hartz/RS e região, participantes de um curso de formação continuada na modalidade à distância e inseridos ... -
O Estudo de Aula no contexto da formação de professores na Educação Popular: uma análise a partir dos Critérios de Idoneidade Didática
Franzen, Thor (2022) [Dissertação]Essa pesquisa faz referência a uma investigação, de cunho qualitativo, que resultou em uma dissertação de mestrado, realizada no espaço da Educação Popular (EP). A pandemia deflagrada no ano de 2020 é contexto desse trabalho, ... -
Percepção de professores de matemática sobre o pensamento computacional : um olhar à luz da insubordinação criativa
Pariz, Jéssica Córdova de (2023) [Dissertação]O objetivo desta pesquisa é investigar, por meio de questionário e entrevistas, ações de Insubordinação Criativa relacionadas à percepção e apropriação que professores de Matemática têm a respeito do Pensamento Computacional ... -
O uso de problemas no ensino e aprendizagem de funções exponenciais e logarítmicas na escola básica
Silva, Rodrigo Sychocki da (2012) [Dissertação]Este trabalho apresenta uma proposta de ensino envolvendo funções, funções exponenciais e funções logarítmicas na escola básica. Através da verificação do processo de aprendizagem de funções pelos alunos, buscamos na teoria ...