Navegação Multidisciplinar por Assunto "Science teaching"
Resultados 1-20 de 39
-
Análise de conteúdo dos livros didáticos de Ciências : o antes e o depois da BNCC nos anos finais do ensino fundamental
(2024) [Dissertação]A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) publicada pelo Ministério da Educação em 2018 propõe alterações curriculares de forma uniforme a todo o país. Anteriormente orientado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, o ... -
Aprendizagem significativa : possibilidades para investigar o ensino de Ciências da Natureza no contexto da educação do campo
(2023) [Dissertação]Este estudo aborda as possíveis contribuições da aprendizagem significativa na articulação de atividades contextualizadas e críticas para o ensino e aprendizagem de ciências da natureza em uma escola do campo. Para isso, ... -
Articulações entre a educação empreendedora e o ensino de ciências
(2019) [Dissertação]Com evoluções teóricas e empíricas distintas, o Empreendedorismo e a Educação convergiram, no Século XX, para o estabelecimento da Educação Empreendedora. Esta dissertação resgata os últimos cinco séculos deste duplo ... -
Cenas de atenção conjunta na análise de processo de Formação de conceito científico com mesa tangível em contexto Inclusivo : um estudo no ensino de ciências
(2021) [Tese]Esta tese tem como objetivo analisar se a mediação na comunicação por tecnologia de interface tangível favoreceu a formação do conceito científico de nativo como "próprio do lugar onde nasce; oriundo de determinado local/casa" ... -
Comportamento informacional : ações, emoções e atos na busca da informação de discentes do ensino de ciências da UFRPE
(2019) [Tese]A presente pesquisa tem como objetivo analisar o comportamento informacional na perspectiva do processo de busca da informação dos discentes das licenciaturas em Ciências Biológicas da UFRPE. Utilizou como referenciais ... -
O conhecimento em rede e as fontes de informação no ensino de ciências
(2014) [Dissertação]Este estudo teve como objetivo principal identificar as redes de conhecimento, que os professores de Ciências da escola básica formaram na escolha e uso de fontes de informação durante a formação acadêmica e na tomada de ... -
A cultura digital e as metodologias ativas no ensino de ciências na educação básica : haveria espaço para além da cultura do impresso?
(2020) [Dissertação]A presente pesquisa teve como principal objetivo propor a reflexão sobre a convergência das metodologias ativas como suporte para o ensino de Ciências em um contexto de cultura digital. A abordagem metodológica é de caráter ... -
O desafio do ensino de ciências nas escolas indígenas do Rio Grande do Sul
(2017) [Dissertação]A educação indígena, atualmente, tem sido motivo de estudo em todo o país, em decorrência do interesse dos órgãos responsáveis pelas políticas educacionais, bem como da Academia, em propor alternativas de ação para a ... -
A didática das ciências no Brasil : um olhar sobre uma década (2003-2012)
(2016) [Tese]Este trabalho tem por escopo aferir sobre a genealogia, a caracterização e as influências internas e externas da Didática das Ciências no Brasil através de sua pertença ao campo científico de Educação em Ciências e sua ... -
Do caderno para o mundo : a visibilidade do conhecimento científico escolar na potência das narrativas transmídia
(2020) [Dissertação]A presente pesquisa teve como principal objetivo investigar sobre a potência dos espaços estabelecidos pela educação às construções dos educandos sob um viés pedagógico de uso das mídias e dispositivos tecnológicos como ... -
A docência compartilhada no ensino de Ciências do 9º ano do ensino fundamental : as especificidades do fazer docente em uma proposta interdisciplinar
(2022) [Dissertação]O ensino das Ciências da Natureza tem sido objeto de investigação sob diferentes enfoques, frequentemente na busca por caminhos para qualificá-lo e torná-lo mais significativo aos estudantes. Entendemos que a interdisciplinaridade ... -
O elo entre o ensino de ciências, o letramento científico e a educação em espaços não formais a partir de um clube de ciências
(2023) [Dissertação]A presente dissertação apresenta uma pesquisa que foi realizada no Programa de Pós- Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e embasou-se na criação de um ... -
Ensinar ciências fazendo ciência : uma experiência na educação básica do semiárido brasileiro
(2016) [Dissertação]Propõe-se com essa pesquisa avaliar a metodologia da investigação científica Ensinar Ciências fazendo Ciência no contexto da prática, numa perspectiva de construção de paradigmas de ensino na educação básica. Trata-se de ... -
Ensino de ciências em espaços não formais : possibilidades e limitações
(2022) [Dissertação]Esta pesquisa apresenta uma investigação das perspectivas para o processo de ensino e de aprendizagem em ciências no âmbito de um espaço não formal. Entendemos como pressuposto as potencialidades dos espaços não formais, ... -
O ensino de ciências na educação de jovens e adultos em escolas da rede municipal de Porto Alegre/RS
(2019) [Dissertação]A presente pesquisa teve como objetivo investigar como o Ensino de Ciências é narrado pelos professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em escolas da rede municipal de Porto Alegre/RS, buscando compreender como esses ... -
O ensino de ciências naturais com ênfase na alfabetização científica de estudantes com deficiência visual
(2020) [Dissertação]A comunicação, observação e exploração visual embasam o ensino de Ciências Naturais, especialmente no âmbito dos anos finais do ensino fundamental. Tal fato é a causa de dúvidas por parte dos professores que ao se depararem ... -
Ensino de Ciências por investigação na educação infantil : pesquisa bibliográfica e percepções de educadoras em relação à Ciência e o ensino de Ciências
(2022) [Dissertação]A educação em ciências para a formação de cidadãos críticos e conscientes, capazes de tomar decisões e compreender o impacto da ciência e da tecnologia nos meios sociais e naturais tem seu início na primeira etapa da ... -
Entre concepções e práticas de educação integral e educação ambiental : ausências, contradições e possibilidades
(2017) [Dissertação]O Programa Mais Educação (PME), instituído em 2007, surge como uma estratégia do Governo Federal para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da educação integral. Este programa ... -
Especialização em Ensino de Ciências (C10) : traços de um programa público nacional
(2023) [Tese]Nesta pesquisa busca-se entender a dinâmica de funcionamento e os pressupostos que embasam o programa que operacionaliza a oferta do curso de Especialização de Ensino de Ciências – Anos Finais do Ensino Fundamental, chamado ... -
A espiritualidade no processo de ensino e de aprendizagem de Ciências : um estudo na escola indígena de educação básica
(2023) [Tese]A pesquisa intitulada A Espiritualidade no Processo de Ensino e de Aprendizagem de Ciências: um estudo na escola indígena de educação básica, apresenta um estudo sobre a influência da espiritualidade no ensino de Ciências, ...