Listar Multidisciplinario por autor "Moll, Jaqueline"
Mostrando ítems 1-18 de 18
-
Alimentação, nutrição e saúde : a educação integral como espaço de diálogo e interconexões de saberes
Abarno, Cristiane Jung (2023) [Tesis de maestría]Este estudo teve como objetivo compreender os aspectos legais e as políticas governamentais que orientam a Educação Alimentar e Nutricional na perspectiva de uma Educação Integral da população brasileira. Trata-se de uma ... -
Anísio Teixeira e a educação científica : bases para a educação integral e o projeto de formação da nação brasileira
Araújo, Carlos Wagner Costa (2023) [Tesis]Esta pesquisa pretende apresentar e discutir as relações entre Anísio Teixeira e a educação científica: bases para a educação integral e o projeto de formação da nação brasileira. Nasce da caminhada, inquietude, ações do ... -
Educação do campo e desenvolvimento territorial : um olhar sobre as contribuições da política de formação de professoras/es do campo em Santa Rosa de Lima (SC)
Paula, Cláudia Regina Ataíde de (2022) [Tesis de maestría]Este estudo tem por objetivo, a partir de uma pesquisa realizada entre os anos de 2020 e 2022 com egressas/os e ex-professores/gestores do Curso de Licenciatura em Educação do Campo (Turma de 2012 das Encostas da Serra ... -
Educação especial e educação integral : um estudo de caso sobre as interfaces em uma escola pública
Dill, Juliana Kaefer (2019) [Tesis de maestría]A pesquisa situa-se no campo das políticas de educação integral e de educação especial e tem por objetivo compreender e analisar as interfaces entre a educação integral e a educação inclusiva em uma escola pública de Porto ... -
A educação integral como possibilidade para as problemáticas do século XXI : uma nova educação, para uma nova ciência e um novo ser humano
Camargo, Thiago Dutra de (2017) [Tesis de maestría]O século XXI vem apresentando inúmeros desafios para a humanidade, vivemos em um mundo marcado pela desigualdade social, pela degradação ambiental, pelo materialismo e individualismo, onde uma ética baseada na lógica do ... -
A educação integral e a iniciação científica : interfaces e desenvolvimento pleno
Barcelos, Renata Gerhardt de (2020) [Tesis de maestría]A presente pesquisa tem por objetivo compreender e refletir sobre as relações entre a Educação Integral (EI), a ampliação do tempo e a Iniciação Científica (IC). Nesta perspectiva, investiga-se como uma proposta de EI, no ... -
Educação integral e educação científica : seus entrelaçamentos nas velas do Velho Chico
Ribeiro, Marcos Antonio Pinto (2023) [Tesis de maestría]A presente pesquisa dedica-se a ampliar as reflexões sobre: Educação Integral (EI), Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI), um dos seus macrocampos “Iniciação Científica e Pesquisa” e as interseções com a Educação Integral ... -
Ensino médio no Rio Grande do Sul a partir da Emenda Constitucional nº 59/2009 : constatações, análises e apontamentos
Teixeira, Iula Santanna (2019) [Tesis de maestría]Tendo como referência a Emenda Constitucional n.º 59/2009 que universaliza a educação básica dos 4 aos 17 anos, esta pesquisa teve como objetivo analisar o acesso e a permanência no Ensino Médio, no Rio Grande do Sul, da ... -
Entre concepções e práticas de educação integral e educação ambiental : ausências, contradições e possibilidades
Almeida, Lia Heberlê de (2017) [Tesis de maestría]O Programa Mais Educação (PME), instituído em 2007, surge como uma estratégia do Governo Federal para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da educação integral. Este programa ... -
“É urgente repensar o que estamos fazendo na escola” : a ressignificação pedagógica e a iniciação à investigação científica
Celia, Luciana dos Santos (2022) [Tesis de maestría]A presente pesquisa tem por objetivo investigar sobre a educação, acerca da ressignificação pedagógica e da Iniciação Científica (IC), a partir de um trabalho científico, envolvendo um território de estudo onde são retratadas ... -
O fracasso escolar como um projeto de sociedade : histórias de vida de jovens da periferia
Rodrigues, Natálie dos Reis (2023) [Tesis]O fracasso escolar é tema recorrente não só na produção de textos acadêmicos, como também no cotidiano da sociedade em geral e atinge com maior predominância estudantes periféricos que são constantemente culpabilizados por ... -
Observatório da educação da Capes : trajetória e contribuições enquanto política pública para formação associada à pesquisa
Carvalho, Carolina Magalhães Wanderlei de (2023) [Tesis de maestría]Esta pesquisa propõe apresentar a trajetória do Programa Observatório da Educação (Obeduc), enquanto política pública educacional tendo como referência a formação de profissionais da educação por meio da pesquisa. A ... -
A praça CEU como território educativo : um estudo de caso em Sapucaia do Sul, RS
Santos, Loreni Aparecida dos (2020) [Tesis de maestría]A Praça CEU é um equipamento público criado a partir de políticas públicas vinculadas ao Governo Federal, tendo como financiador o Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, implementado em 2007 (PAC I), e em 2010 (PAC ... -
O projeto “Um Computador por Aluno” no Brasil : uma história e experiência por concluir
Alvarez, Cezar Santos (2015) [Tesis]Este trabalho busca resgatar a experiência piloto brasileira da implementação das tecnologias digitais no processo de aprendizado na modalidade de Um Computador por Aluno (UCA) inspirado na iniciativa do projeto One Laptop ... -
A relação do letramento acadêmico matemático com o habitus dos estudantes cotistas : estudo de caso na UFRPE
Souza, Renata Andrade de Lima e (2019) [Tesis]A tese busca realizar uma análise sobre como o letramento acadêmico matemático reflete o habitus dos estudantes cotistas. A pesquisa foi realizada com estudantes do primeiro semestre do ano letivo de 2018, que ingressaram ... -
A relação entre políticas em educação e práticas escolares no ensino médio integrado : um estudo de caso
Mello, Rachel Costa de Azevedo (2019) [Tesis]Esta pesquisa tem como objetivo analisar a relação entre políticas e práticas no trabalho pedagógico no Ensino Médio, na modalidade integrado, o que inclui a análise da atuação dos gestores, professores e estudantes nas ... -
Tessituras iniciais em direção à ideia-luz
Bandeira Filho, Cixto de Assis (2019) [Tesis de maestría]O objetivo dessa pesquisa foi realizar um entrelaçamento entre as Ciências da Natureza e as Ciências Humanas, a partir dos fenômenos da luz, para se construir outro discurso, a Ideia-Luz. Para isso, o trabalho tem aproximação ... -
O zoo como território educativo : desafios, possibilidades e interfaces com a escola
Lopes, Inacira Bomfim (2019) [Tesis de maestría]Os zoológicos são espaços não formais com amplo potencial educativo e pedagógico, inclusive relacionado à escola. O objetivo desta pesquisa, de caráter qualitativo, foi investigar qual a relevância do zoológico como ...