Listar Multidisciplinario por autor "Passerino, Liliana Maria"
Mostrando ítems 1-20 de 28
-
Alegria e frustração : um estudo sobre os estados afetivos em crianças com TEA na mediação com interfaces tangíveis
Vieira, Martha Barcellos (2018) [Tesis]Uma das maiores dificuldades da criança com TEA está na capacidade de vivenciar a reciprocidade contida nas interações, declarada pelo contato ocular, pelo sorriso responsivo e pela comunicação, verbal ou não verbal, ou ... -
Análise técnica e pedagógica de metadados para objetos de aprendizagem
Silva, Julia Marques Carvalho da (2011) [Tesis]O processo de ensino-aprendizagem visa que sujeitos-professores promovam o ensino a alunos, com o objetivo que eles adquiram um conhecimento. Entretanto, este processo é influenciado por diversas variáveis: estrutura ... -
A audiodescrição na mediação de alunos com deficiência visual no ensino médio : um estudo com a disciplina de geografia
Cruz, Ana Maria Lima (2016) [Tesis]A presente Tese de doutorado aborda a audiodescrição na mediação do processo de ensino e aprendizagem de alunos com deficiência visual na disciplina de Geografia, no Ensino Médio do Colégio de Aplicação da Universidade ... -
Cenas de atenção conjunta na análise de processo de Formação de conceito científico com mesa tangível em contexto Inclusivo : um estudo no ensino de ciências
Cimadevila, Mely Paula Rabadan (2021) [Tesis]Esta tese tem como objetivo analisar se a mediação na comunicação por tecnologia de interface tangível favoreceu a formação do conceito científico de nativo como "próprio do lugar onde nasce; oriundo de determinado local/casa" ... -
Comunicação aumentativa e alternativa para sujeitos com transtornos globais do desenvolvimento na promoção da expressão e intencionalidade por meio de ações mediadoras
Bez, Maria Rosangela (2010) [Tesis de maestría]A linguagem e a comunicação são processos fundamentais para o desenvolvimento humano. Mas longe de serem processos inatos ou maturacionais são processos sócio-históricos que se desenvolvem ao longo da vida. Dessa forma, ... -
Desenvolvimento da criatividade em ambientes digitais em professores dos anos iniciais do ensino fundamental
Sousa Filho, Paulo Gomes de (2011) [Tesis]Este estudo investiga os efeitos de um programa de criatividade ministrado na modalidade de educação a distância com professores dos anos iniciais do ensino fundamental, comparados com um grupo presencial e um grupo controle. ... -
A distância transacional e a organização de cursos de licenciatura on-line
Hahn, Raquel Usevicius (2017) [Tesis]Esta tese aprofunda os estudos na área de formação de professores para educação básica na modalidade a distância, integrando a linha de pesquisa Ambientes Informatizados e Ensino a Distância do curso de Pós-graduação em ... -
Dos trajetos costumeiros e errantes que compõem um exercício docente em sala de recursos : o atendimento pedagógico domiciliar e a tecnologia assistiva
Souza, Magali Dias de (2014) [Tesis]A cartografia traçada nesta tese refere-se ao exercício docente em Sala de Integração e Recursos, que se constitui no modo como a Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre/RS oferece Atendimento Educacional Especializado ... -
Educa : uma ferramenta para elaboração de aulas acessíveis
Dias, Cristiani de Oliveira (2015) [Tesis]Esta tese teve por objetivo investigar o desenvolvimento de uma ferramenta digital que auxilie professores na construção do seu plano de aula. O estudo conta com três capítulos que constituem o arcabouço teórico do problema ... -
E-mediation : mapeamento de indícios de mediação por meio de um sistema de mineração de textos
Severo, Carlos Emilio Padilla (2011) [Tesis]Esta pesquisa apresenta a especificação, desenvolvimento e aplicação de um sistema de mapeamento de indícios de mediação em ambientes virtuais de ensino-aprendizagem – AVEA. Este sistema visa o apoio ao processo de mediação ... -
Encapsulamento e utilização de objetos de aprendizagem abertos SCORM para ensejar a avaliação formativa
Dutra, Renato Luís de Souza (2008) [Tesis]A avaliação formativa, apesar de ter sido inicialmente pensada por Scriven há mais de 30 anos, e ser discutida por diversos autores nas últimas décadas, ainda é pouco utilizada, tanto nos cursos presenciais como a distância. ... -
Entre surdezes e cegueiras, fastasmas e lobismomens : trajetos e devires de um cinema em uma educação de adultos
Correa, Elenice Mattos (2013) [Tesis]Os trajetos e os devires desta cartografia reportam-se a uma experimentação com um fazer cinema junto a um grupo de professores e alunos da educação de adultos do Centro Municipal de Educação dos Trabalhadores – CMET Paulo ... -
Estratégias de mediação para o ensino de matemática com objetos de aprendizagem acessiveis : um estudo de caso com alunos com deficiencia visual
Lopes, Arilise Moraes de Almeida (2012) [Tesis]Nas últimas décadas, a Política Nacional de Inclusão na Educação tem se orientado no sentido de garantir o acesso à educação a contingentes cada vez maiores da população do país, de forma que todos os alunos, em formação, ... -
EVOC: uma ferramenta com recurso de voz para favorecer o processo de interação e inclusão dos cegos em ambientes virtuais de aprendizagem
Bärwaldt, Regina (2008) [Tesis]Esta pesquisa aborda o uso e a apropriação das Tecnologias de Informação e de Comunicação (TIC’s) pelas pessoas com cegueira através de uma ferramenta de interação social síncrona com áudio acessível em um AVA, implementada ... -
Formação a distância e prática de alfabetização : avaliação do impacto do uso de recursos informatizados no ensino da leitura
Salamunes, Nara Luz Chierighini (2009) [Tesis]A tese de doutorado Formação à distância e prática de alfabetizadores: avaliação do impacto do uso de recursos informatizados no ensino da leitura tem como objetivo compreender relações entre a formação inicial de ... -
Formação docente para a autoria nos mundos virtuais : uma aproximação do professor às novas demandas tecnológicas
Avila, Bárbara Gorziza (2016) [Tesis]O aprimoramento de atributos como a capacidade de processamento e interfaces gráficas das tecnologias disponíveis no mercado vem criando um cenário propício para a profusão de ambientes imersivos como os mundos virtuais. ... -
Interação e autismo : uso de agentes inteligentes para detectar déficits de comunicação em ambientes síncronos
Rabello, Roberto dos Santos (2010) [Tesis]Os seres humanos dependem da interação social para desenvolver-se e evoluir, principalmente nos aspectos cognitivos. Este princípio é abordado principalmente por autores como Vigotsky (1998), que considera a interação ... -
Letramento multissemiótico por meio do infográfico : um estudo de caso com alunas do programa mulheres mil
Costa, Valéria Machado da (2014) [Tesis]A profusão de textos multimodais presentes na sociedade contemporânea demanda, da escola, um trabalho mais aprofundado no que diz respeito ao letramento multissemiótico. No caso dos adultos, muitas vezes provenientes de ... -
M-learnmat : modelo pedagógico para atividades de m-learning em matemática
Batista, Silvia Cristina Freitas (2011) [Tesis]M-learning (mobile learning) é o campo de pesquisa que investiga como os dispositivos móveis podem contribuir para a aprendizagem. Na presente tese é proposto o M-learnMat, um modelo pedagógico para atividades de m-learning ... -
MOOC para formação de professores em TA : um estudo de caso na educação profissional com bMOOC
Wagner, Rosana (2017) [Tesis]As habilidades e os conhecimentos necessários para a prática docente geram mudanças em todo o processo educacional. Incluir indivíduos na sociedade, possibilitando que estes tenham uma profissão e uma vida digna é um ...