Browsing Multidisciplinary by Author "Nobile, Marcia Finimundi"
Now showing items 1-17 of 17
-
A construção das estruturas do pensamento operatório em estudantes que apresentam dificuldade de aprendizagem
Lima, Claucida Silva de Oliveira (2020) [Dissertation]A presente dissertação de Mestrado tem como objetivo avaliar em quais níveis de construção do pensamento operatório se encontram os alunos que apresentam dificuldade de aprendizagem, resultando em quatro (4) artigos ... -
Contribuições da neurodidática para o processo de ensino : análises, relações e metodologias
Calabria, Pauline Henriques (2021) [Dissertation]A presente dissertação de mestrado busca investigar as contribuições da neurodidática para o processo de ensino e a relação desta com as metodologias utilizadas em sala de aula. No primeiro capítulo, esta pesquisa aborda ... -
Discussões relacionadas a gênero nos planos de educação : o respeito à diversidade nas políticas públicas educacionais
Noro, Deisi (2017) [Dissertation]Resumo não disponível -
Diversidade sexual e de gênero na formação docente : a heteronormatividade diante das neurociências
Noro, Deisi (2019) [Thesis]A complexidade do conhecimento associada à realidade sobre a diversidade sexual e de gênero constituem um dos sustentáculos para uma educação acolhedora, que promova a interconexão de saberes e a aplicabilidade da íntegra ... -
Experimentos de física no laboratório de ciências e do laboratório de informática
Campos, Higor Edmundo Silva de (2019) [Dissertation]A presente dissertação de mestrado busca investigar os resultados de experimentos feitos no laboratório de informática - através de simulações - relacionando os mesmos com os clássicos experimentos no laboratório de ciências. ... -
A formação de professores para o uso de novas tecnologias : estudo de caso do Programa de Apoio a Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores – LIFE/CAPES
Cruz, Ninna Carla Zamariolli de Araújo (2019) [Dissertation]NA presente dissertação de mestrado, busca-se investigar como ocorre a formação de professores para o uso de tecnologias digitais da informação e comunicação e, para isso, propôsse realizar um estudo de caso sobre o Programa ... -
Investigação das atividades de contraturno de estudantes do ensino fundamental no município de Farroupilha/RS : contribuição para adesão ao Programa Mais Educação/MEC
Portela, Priscila (2015) [Dissertation]Ao ofertar atividades diferenciadas aos educandos, também se faz necessário que os mesmos tenham voz ativa e explicitem suas preferências. O Programa Mais Educação busca ofertar atividades de contraturno escolar para ... -
Jogos eletrônicos e movimento : transformando o digital em real nas aulas de educação física
Pontin, Gabriela (2017) [Dissertation]A presente dissertação de mestrado busca investigar potencialidades na interlocução entre aprendizagem e os jogos eletrônicos nas aulas de Educação Física. No primeiro capítulo, esta pesquisa aborda de forma específica o ... -
Neurociências e educação : interlocuções entre conhecimento científico, prática docente e formação de pedagogos/as no Estado do Rio Grande do Sul
Crespi, Livia Regina Saiani (2017) [Dissertation]A presente dissertação de mestrado busca investigar potencialidades na interlocução entre Neurociências, prática e formação docente de Pedagogos/as no Estado do Rio Grande do Sul (RS). No primeiro capítulo, esta pesquisa ... -
Neurociências na formação docente continuada : valorizando o desenvolvimento e a aprendizagem na primeira infância
Crespi, Livia Regina Saiani (2020) [Thesis]Esse estudo tem como foco discorrer sobre o desenvolvimento neurobiológico e a aprendizagem durante os seis primeiros anos de vida da criança, apresentando fundamentos que preconizam a valorização desta etapa da vida para ... -
Neuroeducação : um diálogo entre a neurociências e a sala de aula
Costa, Cláudio Sérgio da (2021) [Thesis]A presente tese tem como foco apresentar a importância do conhecimento sobre Neurociências aplicada à Educação a partir do ponto de vista dos professores da rede pública estadual de ensino fundamental de uma cidade do sul ... -
Níveis de conhecimento sobre a pedagogia do esporte de professores de artes marciais formados pela práxis
Turchetto, Yuri (2021) [Dissertation]As artes marciais vêm se destacando por sua atual visibilidade no meio esportivo, em virtude disso, a procura pela sua prática tem aumentado. Os profissionais responsáveis por seu ensino, trazem consigo saberes adquiridos ... -
Prática de laboratório de química : estratégia ativa na construção do conhecimento dos estudantes do ensino médio
Maggioni, Maria Celeste Caberlon (2021) [Dissertation]A presente dissertação tratou sobre um estudo que relaciona a prática do Laboratório de Química como sendo uma estratégia ativa na construção do conhecimento dos estudantes da terceira série do Ensino Médio de uma escola ... -
Programação e pensamento computacional no ensino fundamental : o Scratch como ferramenta pedagógica no ensino de Ciências
Ceratti, Magdalena Dal Ponte (2024) [Dissertation]A presente dissertação, pertencente a linha de pesquisa "Processos de ensino e aprendizagem em ambientes formais e não formais" do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande do ... -
A relação entre ritmo circadiano/rendimento escolar/turno escolar de estudantes de escolas públicas do Município de Farroupilha/RS
Nobile, Marcia Finimundi (2012) [Thesis]Dentro de cada ser há um “relógio” interno que regula os ciclos diários da alimentação, sono, vigília, e até mesmo humor. É assim que ocorre: quando sentimos fome devemos comer e quando sentimos sono devemos dormir. As ... -
Os ritmos biológicos e as atividades complementares de contraturno de estudantes de escolas públicas de ensino fundamental do município de Farroupilha/RS
Portela, Priscila (2020) [Thesis]A presente tese tem como foco apresentar a importância dos ritmos biológicos e as preferências de atividades complementares de contraturno de estudantes do ensino fundamental de escolas públicas no município de Farroupilha/RS. ... -
Robótica educacional no ensino fundamental I: perspectivas e práticas voltadas para a aprendizagem da matemática
Zilio, Charlene (2020) [Dissertation]A presente dissertação de mestrado busca investigar as potencialidades na interlocução entre a Robótica Educacional e a Aprendizagem Significativa de conceitos da Matemática. No primeiro capítulo, a pesquisa aborda os ...