Navegação Multidisciplinar por Autor "Fagundes, Léa da Cruz"
Resultados 21-30 de 30
-
Modalidade 1:1 : tecnologia individual possibilitando redes de fluência digital
Hoffmann, Daniela Stevanin (2011) [Tese]Alunos, professores, gestores, pesquisadores universitários, objetos tecnológicos, arquivos, registros, habilidades, ... são os nós que compõem a grande rede tecida na experiência piloto do Projeto Um Computador por Aluno ... -
A não-linearidade do pensamento em hipertexto : a consciência da complexidade
Bisotto, Roberto (1995) [Dissertação]Esta pesquisa estuda a questão da tomada de consciência da complexidade, do ponto de vista de referencial teórico da teoria psicogenética de Jean Piaget. Utilizou-se a tecnologia de hipertexto, que permite formalizar - com ... -
Nova tecnologia aplicada ao ensino de bioquímica : construção e validação de um software educacional do tipo jogo
Azevedo, Ana Maria Ponzio de (2005) [Tese]Este trabalho descreve o planejamento, desenvolvimento e validação de um modelo de software educacional. O aplicativo é um ambiente multimídia de ensino e aprendizagem do Metabolismo dos Glicídios e o Ciclo de Krebs, ... -
Parâmetros para procedimentos pedagógicos na aprendizagem de inglês como língua estrangeira em rede telemática
Polonia, Eunice (2003) [Tese]Esta tese propõe-se a investigar parâmetros para o desenho de procedimentos pedagógicos que proporcionem a aquisição do inglês como língua estrangeira usando os recursos das novas tecnologias de informação e comunicação, ... -
Processo cognitivo e objetos interativos de aprendizagem : a construção do equilíbrio físico
Ferretti, Cláudio (2007) [Tese]Os objetos de aprendizagem digitais, quando empregados para reconhecer e analisar processos cognitivos, podem contribuir para o desenvolvimento de uma didática voltada ao aprendizado. Esta pesquisa investiga em que medida ... -
Projetos de aprendizagem na cultura digital : modelo de intervenção e aprendizagem de matemática
Mattos, Eduardo Britto Velho de (2017) [Tese]A presente investigação tem como ponto de partida o constante desafio e desejo do professor de matemática em construir estratégias que sejam promotoras de aprendizagens de matemática na escola básica. Com essa preocupação, ... -
Uma proposta de métricas para a avaliação de taxonomias de anotações textuais em meio digital
Silva, Andre Rodrigues da (2015) [Tese]A utilização de ferramentas digitais mudou a forma como interagimos com o texto escrito. A leitura ativa, em particular, onde um leitor crítico busca no texto elementos para a satisfação de hipóteses, exige que as interfaces ... -
Tecendo e aprendendo : redes sociocognitivas e autopoiéticas em ambientes virtuais de aprendizagem
Valentini, Carla Beatris (2003) [Tese]Esta tese investiga a construção e o uso de um ambiente virtual de aprendizagem para um curso de graduação. Seu o objetivo é compreender como se constituem as trocas interindividuais (autopoiese e processos sociocognitivos) ... -
Tecnologias digitais e a mudança de paradigma na educação : a aprendizagem ativa dos educadores como favorecedora de diferenciação e sustentação da mudança
Voelcker, Marta Dieterich (2012) [Tese]Esta tese apresenta movimentos e teorias que demandam a mudança de paradigma na educação básica. A adoção de métodos ativos de aprendizagem com uso de tecnologia digital é defendida como oportunidade para concretização da ... -
O uso das tecnologias digitais com crianças de 7 meses a 7 anos : como as crianças estão se apropriando das tecnologias digitais na primeira infância?
Silva, Patrícia Fernanda da (2017) [Tese]O avanço das tecnologias vem sendo impulsionado por ferramentas como internet móvel, touchscreen, wirelles, dentre outras, possibilitando que o manuseio com auxílio destes dispositivos seja cada vez mais fácil e intuitivo, ...