Show simple item record

dc.contributor.authorRinaldi, Juciclarapt_BR
dc.contributor.authorSilveira, Maríliapt_BR
dc.contributor.authorKochhann, Renatapt_BR
dc.contributor.authorPimenta, Maria Alice de Mattospt_BR
dc.date.accessioned2015-11-09T16:28:36Zpt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.issn1517-2473pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/129176pt_BR
dc.description.abstractA tarefa de reconto de histórias apresenta diferença entre idosos sem e com demência, pois aqueles lembram maior número de informações do que estes. Com o objetivo de verifi car se, desde as etapas iniciais, os pacientes com Demência de Alzheimer (DA) leve e moderada se mostram sensíveis à tarefa de compreensão de leitura textual, analisaram-se 40 idosos: 25 com DAs prováveis, sendo 12 leves e 13 moderados; e 15 sem demência, com escolaridade de 4 anos ou mais. Os pacientes foram avaliados através do Mini-Exame do Estado Mental (MEEM), Questionário Sociodemográfi co, Escala Reduzida de Depressão Geriátrica da Yesavage (GDS-15) e quatro histórias, com quatro frases cada, as quais apresentavam estrutura textual descritiva e narrativa. A compreensão textual mostrou ser uma tarefa sensível aos participantes com demência, cujo desempenho foi signifi cativamente pior do que o dos idosos saudáveis. Não houve diferença estatisticamente signifi cativa quanto às estruturas textuais das histórias. Contudo, à medida que aumentaram os elementos de estrutura narrativa nas histórias, os participantes sem demência e os com demência leve apresentaram melhora na recordação. Os tipos de acréscimos às histórias mais freqüentes no grupo com DA foram reconstrução e inferência. Os resultados sugerem que a avaliação das habilidades lingüísticas pode auxiliar no diagnóstico diferencial precoce da Demência.pt
dc.description.abstractThe task of recall stories presents a difference between the elderly with dementia and the ones without dementia because the fi rst can remember a greater number of information than the latter. This study aimed to verify if patients with mild or moderate dementia are sensible to the task of textual reading comprehension since the fi rst stages of the disease 40 elderly patients were analyzed: 25 with probable AD, from which 12 were mild and 13 were moderate, and 15 without dementia, with a minimum schooling of 4 years. The patients were evaluated through the MEEM, Sociodemographic Questionary and the GDS-15, besides four stories, each with four sentences, which presented a narrative and descriptive textual structure. The textual comprehension showed to be a sensitive task to the patients with dementia, whose performance was signifi cantly worse than the one of the healthy elderly There was no statistically signifi cant difference regarding the textual structures of the stories. However, as the elements of narrative structure in the stories increased, the participants without dementia and the ones with mild dementia showed an improvement in remembering the stories. The kinds of additions to the stories that the patients with AD made more frequently were reconstruction and inference. The results suggest that the evaluation of the linguistic abilities may help in the early differential diagnosis of dementia.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEstudos interdisciplinares sobre o envelhecimento. Porto Alegre. Vol.13, n.1 (2008), p.117-132.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDoença de Alzheimerpt_BR
dc.subjectAlzheimer’s diseaseen
dc.subjectTextual comprehensionen
dc.subjectCompreensão da leiturapt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectMemoryen
dc.subjectLanguageen
dc.subjectIdosopt_BR
dc.titleA compreensão de leitura textual como um instrumento de diagnóstico de pacientes com demência de Alzheimer leve e moderadapt_BR
dc.title.alternativeText reading comprehension as a tool for the diagnosis of patients with mild and moderate Alzheimer’s disease en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000683558pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record