Listar Artes Escénicas por autor "Silva, Marta Isaacsson de Souza e"
Mostrando ítems 1-20 de 26
-
Abordagens à cena inclusiva : princípios norteadores para uma prática cênica acessível
Berselli, Marcia (2019) [Tesis]A presente investigação está inserida no campo dos estudos dos processos de criação cênica, tendo por objetivo central a identificação de princípios de base para práticas cênicas que possibilitem a interação de artistas/jogadores ... -
Bailarino-ator-autor : a experiência do corpo biográfico no fazer de companhias gaúchas
Dall'Olmo, Alecsandro (2009) [Tesis de maestría]O estudo busca contribuir para a reflexão sobre a experiência do bailarinoator sobre a cena contemporânea, onde se exige a presença de um corpo concreto, mas igualmente um corpo pensamento; um corpo capaz de captar seu ... -
A construção da experiência teatral na educação básica pela exploração de dispositivos tecnológicos
Rodrigues, Lisinei Fátima Dieguez (2020) [Tesis]Esta Tese apresenta o desenvolvimento de uma pesquisa inserida no campo de estudos dos processos formativos em Artes Cênicas na Educação Básica brasileira na contemporaneidade. A pesquisa originou-se a partir de observações ... -
Corpos ditos e malditos : processos de criação e princípios de composição
Lima, João Batista Soares (2012) [Tesis de maestría]Esta dissertação propõe uma reflexão sobre o processo de criação em dança-teatro da companhia gaúcha Terpsí Teatro de Dança, grupo artístico que, a cada criação, investe em novos procedimentos e formas de movimentação a ... -
Criações sensoriais de realidade mista
Bressan, Vanessa Corso (2023) [Tesis de maestría]A investigação aqui apresentada se insere no campo das poéticas interdisciplinares, tecnológicas e sensoriais e tem por tema desorientações perceptivas acerca do tempo, do espaço e da posse do próprio corpo do público em ... -
Desnudamento do real : procedimentos cênicos adotados nas criações de Troubleyn e Rimini Protokoll
Bellotto, Lisandro Marcos Pires (2019) [Tesis]No campo de estudo das práticas teatrais contemporâneas, esta tese traz como questão central a tensão interposta entre as camadas do real e do ficcional do acontecimento cênico, observada em algumas encenações. Problematiza-se ... -
Em busca de uma “poética política” na cena teatral de rua contemporânea
Mendes, Evelise Felizardo (2014) [Tesis de maestría]De caráter empírico, a pesquisa buscou identificar alguns procedimentos cênicos pelos quais a modalidade teatral de rua pudesse reencontrar seu sentido de contestação política no contexto da contemporaneidade. Impulsionada ... -
Estética do (Im)Possível : A deficiência como Potência na Criação Cênica
Rosa, Priscila Silva da (2022) [Tesis de maestría]A presente pesquisa nasce da experiência pessoal da pesquisadora, em relação à deficiência. Essa interroga as artes da cena na perspectiva da participação artística de corpos com deficiência. A aparente (im)possibilidade ... -
Esthétique des formes scéniques de rue : une approche théorique du caractère transgressif et des enjeux du (dés)ordre de la scène urbaine contemporaine
Mendes, Evelise Felizardo (2018) [Tesis]Cette thèse a pour objet l’étude comparée des pratiques scéniques de rue contemporaines, notamment des formes françaises et brésiliennes. Ainsi les enjeux du travail de recherche procèdent de la problématique suivante : « ... -
Experiências teatrais no ciberespaço : procedimentos de composição
Leon, Felipe Cremonini de (2023) [Tesis de maestría]Esta dissertação tem como tema as produções teatrais realizadas no âmbito do ciberespaço, aqui denominadas de teatro digital, forma artística que ganhou expansão no recente período da pandemia de COVID-19. Após uma breve ... -
Figurino : um objeto sensível na produção do personagem
Cortinhas, Rosângela (2010) [Tesis de maestría]Compreendendo o figurino teatral como objeto sensível capaz de produzir subjetividade, o presente estudo examina a força de contágio que ele dispõe ao provocar no ator acesso a um novo nível de existência, além de caracterizar ... -
Insônia : a tecnologia audiovisual como catalisador para a imersão no teatro
Casiraghi, Maurício Pezzi (2017) [Tesis de maestría]Esta dissertação caracteriza-se como memorial reflexivo de uma pesquisa empírica, que se enquadra no campo de estudos dos processos de criação cênica. A pesquisa se articula em torno da questão da imersão na cena contemporânea, ... -
A luz, o iluminador e o performer : uma experiência perceptiva
Bem, Cláudia Pinto de (2014) [Tesis de maestría]O presente estudo aborda as possibilidades artísticas e expressivas da luz, a partir da realização de laboratórios, onde estímulos luminosos foram especialmente concebidos no sentido de afetar a percepção de um peformer e ... -
Metamorfose
Oliveira, Roberto Salerno de (2013) [Tesis de maestría]Processo de criação cênica que tem como ponto de partida a palavra metamorfose. A partir do cruzamento entre arte e ciência e da utilização do acaso e da bricolagem como procedimentos operatórios, o encenador se debruçará ... -
Montagem revelada : As Poéticas de Isadora. Orb - A metáfora final, de Ricky Seabra e a Un certo punto della vita dovresti impegnarti seriamente e Smettere di fare il ridicolo, de Rodrigo García
Pinzon, Jacqueline (2011) [Tesis de maestría]O objetivo desta dissertação é examinar as articulações entre o teatro e as mídias digitais no âmbito dos espetáculos Isadora.Orb- A Metáfora Final (2005), do brasileiro nascido nos Estados Unidos Ricky Seabra, e A Un Certo ... -
O performer na experiência cênico imersiva Casa do Medo
Camargo, Daniela Aquino (2022) [Tesis]O estudo aborda a prática do performer no contexto da criação em tempo real, tomando como referência a experiência cênica imersiva de terror Casa do Medo, desenvolvida pelo Grupo Macarenando Dance Concept, na cidade de ... -
A poética do sensorial : procedimentos de composição da cena imagética
Panisson, Luciane (2016) [Tesis de maestría]O presente memorial propõe‐se a tecer uma reflexão crítica sobre o processo de criação do experimento cênico Mergulho, cujo desafio era pesquisar procedimentos capazes de contribuir para a composição de uma escrita cênica ... -
O processo de composição da cena a partir da noção de intermedialidade
Soldera, Natália Perosa (2015) [Tesis de maestría]A pesquisa discute o processo de criação teatral, a partir de uma pesquisa empírica, tendo como mote a noção de intermedialidade. Para desenvolver essa investigação foram realizados dois experimentos cênicos curtos, ... -
Processo de criação do ator : a busca pela organicidade a partir do contato
Berselli, Marcia (2014) [Tesis de maestría]O presente estudo aborda o processo de criação do ator pelo viés da busca da organicidade das ações do ator em cena, organicidade esta ligada a uma ação real promovida pelo contato entre o ator e demais sujeitos e elementos ... -
Provocações sonoras : uma investigação da escuta na criação cênica
Mendo, Marina (2016) [Tesis de maestría]O trabalho apresenta reflexões sobre o processo de criação de Fábrica de Calcinha, pesquisa artística realizada pela autora com o objetivo de explorar a sonoridade como ativadora e norteadora da composição da cena. O ...