Navegação Artes Cênicas por Assunto "Educação básica"
Resultados 1-6 de 6
-
Dança como componente curricular na educação básica: um percurso no Colégio de Aplicação da UFRGS
(2023) [Tese]A Tese enfoca o processo de inserção da Dança como componente curricular autônomo na Educação Básica, desde o ingresso da primeira professora Licenciada em Dança no corpo docente do Colégio de Aplicação da Universidade ... -
Dança na escola e a construção do co(rpo)letivo : respingos sobre um processo educativo que dança (dançante que educa?)
(2012) [Dissertação]O estudo discute o processo de ensino e aprendizagem em Dança na Educação Básica. Tendo por objetivo principal investigar como ocorre o processo de construção dos corpos dançantes na escola de ensino formal, a pesquisa ... -
Docência e ensino de teatro no Colégio de Aplicação da UFRGS (1954-1996) : memórias emprestadas para uma narrativa sobre as bases de um projeto pedagógico
(2021) [Tese]A Tese propõe-se a reconfigurar uma trajetória histórica e pedagógica acerca do ensino de teatro no Colégio de Aplicação (CAp) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) no período compreendido entre os anos de ... -
Ensino de dança na educação básica : conversas com professoras da Rede Municipal de Pelotas/RS
(2023) [Dissertação]O texto reflete sobre os processos e resultados de uma pesquisa de mestrado envolvendo a temática da Dança na Educação Básica, com foco na inserção da Dança como componente curricular nas Escolas Públicas Municipais de ... -
A escola como lugar de teatro : táticas de ocupação do espaço para o teatro como disciplina na Educação Básica
(2014) [Dissertação]O tema central desta Dissertação é o espaço para o ensino de Teatro na Educação Básica e os aspectos que concorrem para a sua ocupação, sob o ponto de vista de professores de Teatro inseridos no sistema escolar, e a partir ... -
Produzir Processos, Processar Produtos : desafios e possibilidades da encenação teatral no contexto da Educação Básica
(2019) [Tese]O trabalho propõe-se ao estudo de criações artísticas de cunho cênico desenvolvidas no meio escolar, sob acompanhamento de um docente especialista em Teatro, que prevejam um processo de natureza cooperativa e visem ao ...