Navegação Artes Cênicas por Data do documento
Resultados 41-60 de 213
-
Quem conta um conto : o amor como encontro na contação de histórias
(2012) [Dissertação]O trabalho visa refletir sobre as relações de amor na contação de histórias através do relato das experiências do grupo Quem conta um conto - contadores de histórias e da trupe Quem conta um conto – trupe de contadores de ... -
A presença de corpos ausentes : a fantasmagoria de Denis Marleau em Os cegos de Maurice Maeterlinck
(2012) [Dissertação]A pesquisa analisa o espetáculo “Os Cegos”, de Maurice Maeterlinck, encenado por Denis Marleau, a fim de discutir o efeito de presença do ator gerado através das máscaras videográficas. Na peça, as imagens de dois atores ... -
Teatro e transdisciplinaridade : a experiência do projeto Amora no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
(2012) [Dissertação]O trabalho propõe-se a discutir a presença de atividades de caráter transdisciplinar no ensino e aprendizagem de teatro na Educação Básica. O foco da investigação é a experiência pedagógica do Projeto Amora do Colégio de ... -
Á procura de um subtexto contemporâneo
(2013) [Dissertação]O presente estudo apresenta uma reflexão sobre o trabalho criativo do ator contemporâneo e seus suportes a partir do conceito de subtexto de Constantin Stanislavski. O subtexto é entendido nesta pesquisa como o trabalho ... -
O tradicionalismo gaúcho em cena : a experiência do teatro folclórico Em não te assusta, Zacaria!
(2013) [Dissertação]Este trabalho tem como objetivo analisar a peça Não te assusta, Zacaria!, estreada em Porto Alegre, no Theatro São Pedro, em 6 de abril de 1956, com texto e direção de Barbosa Lessa, com base no método de análise contextual. ... -
Moldar a carne : a queerização do corpo no teatro de João Carlos Castanha
(2013) [Dissertação]Este estudo tem o objetivo de construir uma reflexão acerca do processo de corporificação de personagens transgêneros e das construções teatrais de um ator homossexual a partir de seu corpo cotidiano (conjugado). Para ... -
Metamorfose
(2013) [Dissertação]Processo de criação cênica que tem como ponto de partida a palavra metamorfose. A partir do cruzamento entre arte e ciência e da utilização do acaso e da bricolagem como procedimentos operatórios, o encenador se debruçará ... -
Quando o de fora faz a gente mergulhar para dentro : utilização de uma manifestação cultural brasileira como estímulo para a criação orgânica do ator em cena
(2013) [Dissertação]Pretende-se nesta pesquisa, sob a perspectiva da Etnocenologia (disciplina que estuda o comportamento humano espetacular e organizado), investigar como o ator pode utilizar uma manifestação cultural como mote para realizar ... -
Coreografia "21" do Grupo Corpo : 21 percepções sobre o processo de criacão cênica
(2013) [Dissertação]“21” é a coreografia da companhia mineira de dança Grupo Corpo, que inaugura uma nova etapa no fazer coreográfico de Rodrigo Pederneiras. Estreou em 1992, com trilha sonora especialmente composta por Marco Antônio Guimarães ... -
Práticas de ocupação da cidade pelo teatro : um estudo a partir de grupos atuantes em Porto Alegre
(2013) [Dissertação]O trabalho tem por objetivo refletir sobre os processos de ocupação da rua pelo teatro, na busca por compreender aspectos que caracterizam a relação entre teatro e cidade atualmente. A investigação configura-se como um ... -
Um Títere de si mesmo : a imagem como interface dos jogos estabelecidos em uma criação sistêmica
(2013) [Dissertação]A pesquisa tem por proposta central investigar de que forma as imagens virtuais podem agenciar processos criativos no campo teatral. Para tanto, elaborei uma metodologia onde a noção de “Criação Sistêmica” articula um jogo ... -
Raízes para voar: caminhos para uma abordagem somática grouding
(2013) [Dissertação]A pesquisa “Raízes para voar – caminhos para uma abordagem somática grounding” investiga a noção de grounding no corpo do performer. Tem como objetivo principal, constituir uma abordagem somática a partir da experiência ... -
Entre texto e palco : um estudo sobre a preparação do espetáculo e dos atores das companhias profissionais elisabetanas
(2013) [Dissertação]A pesquisa de dissertação intitulada Entre Texto e Palco: Um Estudo sobre a Preparação do Espetáculo e dos Atores pelas Companhias Profissionais Elisabetanas se propõe a analisar alguns elementos relevantes no tocante à ... -
O oceano cênico de Zoé Degani : por uma cenografia plural
(2013) [Dissertação]A presente pesquisa investiga o espaço cênico, este espaço-tempo que é condição do acontecimento teatral. Delimitada a partir da análise da obra para o espaço cênico da artista-plástica e cenógrafa Zoé Degani, entre os ... -
Caminhos para dançar-se : Elementos da psicanálise no processo criativo de Pina Bausch
(2014) [Dissertação]Esta pesquisa é um desdobramento de um estudo iniciado em 2009, no qual a autora investigou a relação do processo criativo de Pina Bausch com a psicanálise freudiana, no que se refere ao acesso ao inconsciente através da ... -
A escola como lugar de teatro : táticas de ocupação do espaço para o teatro como disciplina na Educação Básica
(2014) [Dissertação]O tema central desta Dissertação é o espaço para o ensino de Teatro na Educação Básica e os aspectos que concorrem para a sua ocupação, sob o ponto de vista de professores de Teatro inseridos no sistema escolar, e a partir ... -
Raqs el Jaci / Dança de Jaci : hibridação por antropofagia entre a dança do ventre e a poética de Eva Schul
(2014) [Dissertação]A partir da perspectiva de uma pesquisa em arte sob o viés autoetnográfico, este memorial propõe uma análise reflexiva do processo de composição de uma coreografia de dança do ventre hibridizada à poética da coreógrafa Eva ... -
Liberdade, liberdade em tempos de repressão : do texto de Millôr Fernandes e Flávio Rangel aos palcos gaúchos
(2014) [Dissertação]Este estudo aborda a obra Liberdade, liberdade, de Flávio Rangel e de Millôr Fernandes, no que diz respeito aos aspectos da dramaturgia e do espetáculo - anos de 1965, no Rio de Janeiro e em São Paulo, e de 1979, em Porto ... -
Em busca de uma “poética política” na cena teatral de rua contemporânea
(2014) [Dissertação]De caráter empírico, a pesquisa buscou identificar alguns procedimentos cênicos pelos quais a modalidade teatral de rua pudesse reencontrar seu sentido de contestação política no contexto da contemporaneidade. Impulsionada ... -
Memória na ponta dos dedos : sistematização de práticas de teatro com surdos
(2014) [Dissertação]A pesquisa propõe uma investigação sobre os processos de construção da linguagem teatral com surdos usuários da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). As questões que norteiam o trabalho são: como estruturar uma metodologia ...