Navegação Artes Cênicas por Data do documento
Resultados 21-40 de 218
-
Para além do ensaio : a meditação tibetana no processo de criação cênica
(2010) [Dissertação]Esta pesquisa integra aspectos do ensinamento budista tibetano no processo de criação cênica, com o objetivo de proporcionar ao ator e o diretor uma ampliação da percepção de si durante o fazer teatral. Para tanto, utiliza ... -
Ética, boniteza e convívio teatral entre grupos e comunidades
(2010) [Dissertação]Esta pesquisa de mestrado estuda projetos em teatro que se caracterizam pela ação sóciocultural e pelo desenvolvimento de pedagogias teatrais próprias junto a moradores de bairros de periferia de grandes centros urbanos. ... -
Figurino : um objeto sensível na produção do personagem
(2010) [Dissertação]Compreendendo o figurino teatral como objeto sensível capaz de produzir subjetividade, o presente estudo examina a força de contágio que ele dispõe ao provocar no ator acesso a um novo nível de existência, além de caracterizar ... -
Tragédia na sala de aula : um estudo de práticas de teatro na Educação de Jovens e Adultos
(2010) [Dissertação]A presente dissertação tem por base estabelecer reflexões acerca do trabalho desenvolvido nas práticas de teatro na sala de aula com alunos do Programa EJA - Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal Arthur Ostermann, ... -
A organicidade da palavra no processo criativo do ator
(2010) [Dissertação]Tendo como objeto de estudo a palavra no processo de criação do ator, esta dissertação reflete sobre a possibilidade de torná-la ação, a partir da mobilização dos elementos da ação física: atenção e imaginação, elementos ... -
Tudo sobre Soraya : composição da personagem e atuação na consulta encenada
(2010) [Dissertação]Este trabalho apresenta e analisa a Consulta Encenada a partir do encontro entre arte e a especialidade de Medicina de Família e Comunidade no Projeto de Habilidades de Comunicação do Departamento de Medicina Social da ... -
Aspectos da crítica teatral brasileira na era digital
(2010) [Dissertação]Nas últimas décadas, a crítica teatral perdeu espaço nos meios tradicionais de comunicação, substituída por colunas de serviços ou meras indicações de roteiro que priorizam, sobretudo, os aspectos comerciais. Neste mesmo ... -
Acima de tudo, teatro! : um olhar sobre a produção teatral para infância e juventude a partir de Porto Alegre
(2010) [Dissertação]O trabalho tem por objetivos ampliar a discussão sobre os espetáculos produzidos para a infância e juventude e fundamentar a visão do autor sobre a arte teatral destinada a crianças e jovens, através da problematização das ... -
Semiótica teatral : análise do espetáculo O vendedor de palavras
(2011) [Dissertação]O projeto propõe-se a analisar o modo como os signos teatrais se organizam e se estruturam no processo de constituição de sentido do espetáculo de teatro de rua O vendedor de palavras, encenado pelo Grupo Mototóti no Parque ... -
Fronteiras entre o ator e a arte marcial : a prática do Kildo Self Defense como treinamento para atores
(2011) [Dissertação]O presente trabalho propõe uma investigação sobre as possibilidades do uso da prática da arte marcial chamada Kildo Self Defense voltada a técnicas de preparação de atores para a cena. Empregando essas práticas marciais, ... -
Montagem revelada : As Poéticas de Isadora. Orb - A metáfora final, de Ricky Seabra e a Un certo punto della vita dovresti impegnarti seriamente e Smettere di fare il ridicolo, de Rodrigo García
(2011) [Dissertação]O objetivo desta dissertação é examinar as articulações entre o teatro e as mídias digitais no âmbito dos espetáculos Isadora.Orb- A Metáfora Final (2005), do brasileiro nascido nos Estados Unidos Ricky Seabra, e A Un Certo ... -
Falos, de nós para vocês : uma interface entre a imagem eletrônica e o acontecimento teatral
(2011) [Dissertação]A pesquisa busca estudar a relação criativa entre o diretor e os atores do grupo Falos e Stercus na construção do espetáculo Hybris, sob a perspectiva da performance e do teatro ambientalista, a partir de um processo de ... -
Políticas de encontro : criação e colaboração nos processos do grupo Experimental de dança de Porto Alegre
(2011) [Dissertação]A pesquisa reflete sobre criação e colaboração nos processos do Grupo Experimental de Dança de Porto Alegre. Neste sentido, foram observadas as relações entre o coreógrafo e os dançarinos no processo de elaboração de ... -
A trilha sonora teatral em pauta : experiências de criadores de trilha sonora em Porto Alegre
(2011) [Dissertação]A pesquisa propõe a construção de um possível conceito de trilha sonora no teatro, e a análise das funções dos profissionais responsáveis por ela, bem como das dificuldades encontradas por esses profissionais para a efetiva ... -
Tecendo o invisível : o elemento circense na construção de uma dramaturgia da atriz
(2012) [Dissertação]Trata-se de um trabalho artístico desenvolvido na área da Interpretação Teatral a partir da transposição de técnicas circenses para a criação de uma dramaturgia da atriz. Este trabalho se inspira na personagem de Lady ... -
Questões éticas na prática teatral : a experiência do Grupo Neelic em Porto Alegre
(2012) [Dissertação]Essa dissertação examina questões relativas à ética nas relações construídas no convívio do processo de criação da prática teatral, a partir de observações colhidas durante os ensaios do espetáculo Primeiro Amor, do Grupo ... -
Dança na escola e a construção do co(rpo)letivo : respingos sobre um processo educativo que dança (dançante que educa?)
(2012) [Dissertação]O estudo discute o processo de ensino e aprendizagem em Dança na Educação Básica. Tendo por objetivo principal investigar como ocorre o processo de construção dos corpos dançantes na escola de ensino formal, a pesquisa ... -
A presença de corpos ausentes : a fantasmagoria de Denis Marleau em Os cegos de Maurice Maeterlinck
(2012) [Dissertação]A pesquisa analisa o espetáculo “Os Cegos”, de Maurice Maeterlinck, encenado por Denis Marleau, a fim de discutir o efeito de presença do ator gerado através das máscaras videográficas. Na peça, as imagens de dois atores ... -
Corpos ditos e malditos : processos de criação e princípios de composição
(2012) [Dissertação]Esta dissertação propõe uma reflexão sobre o processo de criação em dança-teatro da companhia gaúcha Terpsí Teatro de Dança, grupo artístico que, a cada criação, investe em novos procedimentos e formas de movimentação a ... -
Quem conta um conto : o amor como encontro na contação de histórias
(2012) [Dissertação]O trabalho visa refletir sobre as relações de amor na contação de histórias através do relato das experiências do grupo Quem conta um conto - contadores de histórias e da trupe Quem conta um conto – trupe de contadores de ...