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Requisitos para o desenvolvimento de jogos digitais utilizando a interface natural a partir da perspectiva dos usuários idosos caidores
(2015) [Dissertação]O aumento da população senescente no Brasil e no mundo implica ações específicas para satisfazer às necessidades e preferências do público idoso. Diversas áreas do conhecimento dedicam-se aos estudos relacionados ao ... -
Resíduos de papéis da indústria gráfica utilizados no desenvolvimento de materiais compósitos : uma possibilidade para o design
(2019) [Tese]Atualmente, a destinação correta de resíduos sólidos e seu reaproveitamento são preocupações para a indústria mundial. A reutilização desses resíduos permite transforma-los em novos materiais promovendo a preservação de ... -
Reúso de embalagens : diagnóstico dos atributos das embalagens de bem de consumo não duráveis que contribuem para o reúso
(2022) [Dissertação]A embalagem é consequência da necessidade de conservar e transportar alimentos e, hoje, além do seu uso inicial, é um recurso de informação e comunicação para a marcas, que age de forma autônoma na comercialização de ... -
Reutilização de tubos de papelão : estudo de parâmetros técnicos visando aplicação no design de produtos
(2013) [Dissertação]A reutilização aumenta e valoriza o ciclo de vida dos produtos sem necessidade da desintegração do material, proporcionando um destino adequado e o aproveitamento da configuração formal, da energia e matéria-prima agregadas ... -
Safe Steer : Sistema Produto Serviço para coleta de dados sobre segurança no uso de bicicleta
(2020) [Dissertação]O deslocamento por bicicleta ainda é considerado uma atividade perigosa, o que desencoraja a utilização da bicicleta, mesmo com seus já conhecidos benefícios para o meio ambiente e saúde. Além disso os ciclistas têm grande ... -
Santuário virtual : desenvolvimento de um protótipo em realidade virtual imersiva em prol da preservação animal
(2020) [Dissertação]A prática de usar animais selvagens como entretenimento ganhou impulso na Idade Moderna, com a expansão do colonialismo. Espécies exóticas, trazidas de várias partes do mundo, eram apresentadas ao público em zoológicos e ... -
Simulação computacional como ferramenta de análise do desempenho térmico e de seleção de concepções de paredes trombe
(2018) [Tese]O uso de tecnologias passivas para climatizar os ambientes é uma forma reconhecida para minimizar o consumo de energia com a climatização artificial do ar. Uma dessas tecnologias é a parede Trombe, sistema que consiste em ... -
Sistema de customização de mobiliário paramétrico aplicado ao contexto maker
(2021) [Dissertação]O conceito de customização em massa foi introduzido nas décadas de 1970 e 1980, como resposta a mudanças culturais dos consumidores. Embora presente em diferentes segmentos industriais, como o mobiliário, apenas recentemente ... -
Sistema generativo como ferramenta de otimização do processo exploratório do Design de Produto
(2019) [Dissertação]No processo de projetação de um produto existem diversos modelos e ferramentas que contribuem para a concepção de um artefato. Os sistemas generativos (SG’s) surgem como uma possível ferramenta para a potencialização deste ... -
Sistemas de identidade visual como recurso para valorização de produtos artesanais do Brique da Redenção
(2013) [Dissertação]Tendo como campo de estudo o Brique da Redenção, um dos mais importantes pontos de comercialização de artesanato em Porto Alegre-RS, esta pesquisa teve como objetivo geral mapear o contexto atual da utilização de identidades ... -
Sistemas de identidade visual generativos : projeto, processo e potencialidades
(2022) [Dissertação]Marcas são sistemas vivos que representam entidades e respondem às mudanças do contexto, em um diálogo com o ambiente e a audiência. Uma identidade de marca engloba seus aspectos tangíveis e sensoriais, incluindo a dimensão ... -
Sistemática para aprimorar ambientes organizacionais direcionados a inovações
(2015) [Dissertação]Diferenciar-se no competitivo mercado global exige que as empresas sejam cada vez mais inovadoras. Considerando que as inovações são desenvolvidas por pessoas interagindo em certo espaço, buscou-se por pesquisas sobre esses ... -
Sistematização da análise do modelo de negócios no processo de desenvolvimento de produtos
(2019) [Dissertação]O design de produtos no cenário contemporâneo adquiriu responsabilidades estratégicas para o sucesso dos negócios. O processo de desenvolvimento de produtos deve buscar interpretar estratégias corporativas para que o ... -
Sistematização de conhecimentos para o desenvolvimento de ambientes virtuais digitais interativos
(2011) [Dissertação]Este trabalho tem por objetivo elaborar uma sistematização de conhecimentos técnicos, funcionais e compositivos, complementares aos conhecimentos tradicionais da arquitetura e do design, para o desenvolvimento de ambientes ... -
Sistematização de criação de conteúdo interativo 3D (WEBGL) aplicado ao design virtual
(2017) [Dissertação]Na medida em que surgem novas tecnologias de criação de ambientes tridimensionais virtuais, como o WebGL, ampliam-se as possibilidades de uso destes e possibilita-se um aprimoramento da qualidade gráfica e das formas de ... -
Sistematização de princípios de solução da natureza para aplicação no processo criativo do projeto de produtos
(2011) [Dissertação]Este trabalho tem por objetivo sistematizar alguns princípios de solução da natureza através da elaboração de uma taxonomia. Essa taxonomia pode ser utilizada como embasamento para a construção de ferramenta para o processo ... -
Sistematização de procedimentos do design para a sustentabilidade ambiental para aplicação no ensino de metodologia de projeto
(2011) [Dissertação]Ao longo dos anos, o mundo contemporâneo caracterizou-se pelo desenvolvimento da tecnologia, da produção de bens industriais e do consumo. No entanto, a geração de resíduos e descartes do sistema industrial acompanhou esse ... -
Sistematização dos processos de prototipagem no contexto das tecnologias vestíveis
(2017) [Dissertação]Os produtos vestíveis que incorporam tecnologia eletrônica, sejam roupas ou dispositivos, configuram um paradigma de interação emergente sob a ótica da Interação Humano-Computador. Por apresentar características particulares ... -
Sistematização e proposição de metodologia de projeto para sinalização espaço-usuário-informação
(2017) [Tese]Resumo não disponível. -
STEAM, design e tecnologia : uso de microscopias como veículo de comunicação visando a popularização da ciência
(2024) [Dissertação]O STEAM sigla para Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática é uma abordagem transdisciplinar que envolve conhecimentos diversos para a criação de um conhecimento mais completo, essa abordagem tem se mostrado uma ...