Listar Diseño por título
Mostrando ítems 323-342 de 384
-
Proposta de artefato digital para orientar o planejamento do ensino e aprendizagem significativa em geometria descritiva a partir do design centrado no usuário
(2022) [Tesis]Este trabalho propõe um artefato digital que, a partir do design centrado no usuário, articulado com a teoria da aprendizagem significativa (centrada no aluno), possa orientar o planejamento do ensino e aprendizagem ... -
Proposta de artefato para promover a aplicação do QFD na hierarquização de requisitos de projeto no processo de design
(2022) [Tesis de maestría]O QFD (Quality Function Deployment) é um método desenvolvido por Yoji Akao para alcançar um maior grau de qualidade projetada, seja em novos produtos ou no incremento de produtos do mercado, através da hierarquização de ... -
Proposta de conjunto de diretrizes editoriais para o design de livro didático digital interativo para Tablet
(2015) [Tesis de maestría]Esta pesquisa, de caráter exploratório e descritivo, teve como objetivo propor um conjunto de diretrizes editoriais avaliadas e hierarquizadas para projeto de livro didático digital interativo para tablets com ênfase em ... -
Proposta de ferramenta de análise para avaliação do conhecimento em gestão de projetos de escritórios de design de interiores
(2016) [Tesis de maestría]A presente pesquisa teve como foco central, desenvolver uma análise que permitiu avaliar o conhecimento em gestão de projetos dentro de escritórios de design de interiores. Diante disto, foi realizada uma pesquisa exploratória, ... -
Proposta de framework para inovação no ensino de desenho técnico instrumentado nos cursos de formação profissional em nível superior
(2019) [Tesis]A evolução tecnológica tem causado grandes transformações no modo de executar e ensinar Desenhos Técnicos por profissionais egressos dos cursos de nível superior. Assim sendo, essa pesquisa formula uma proposta de Framework ... -
Proposta de heurísticas para adaptação de conteúdo instrucional a games educativos
(2013) [Tesis de maestría]Com as crescentes expansão e popularização dos jogos digitais, sua utilização para fins além do simples entretenimento é cada vez mais visada por educadores, especialistas e estudantes. No entanto, os jogos educativos nem ... -
Proposta de métodos de análise de princípios de solução da natureza
(2023) [Tesis de maestría]A biomimética é uma área que estuda os princípios de solução da natureza — PSN — e sua aplicação no desenvolvimento de sistemas, políticas e produtos. Foi realizada uma investigação quanto ao processo criativo de design ... -
Proposta de modelo de design participativo na construção de interfaces nos serviços públicos digitais
(2022) [Tesis]O uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) tem implicações sociais importantes como reduzir as desigualdades e ampliar as possibilidades de diálogo, aprendizado e participação. A inclusão, assim como o letramento, ... -
Proposta de procedimento para realização de reprodução simulada virtual dos fatos (RSF 3D)
(2013) [Tesis de maestría]Este trabalho tem por objetivo principal propor uma sistematização de procedimento para a realização de Reproduções Simuladas Virtuais dos Fatos (RSF 3D). Dentre os objetivos específicos, buscou-se analisar processos ... -
Proposta de requisitos para elaboração de aplicativo de modelagem, a partir de dobraduras, com interface gestual
(2014) [Tesis de maestría]Esse trabalho partiu da reflexão sobre interfaces gráficas sofisticadas e pouco intuitivas e o impacto das mesmas na modelagem tridimensional. A partir dessa reflexão, a pesquisa foi direcionada para o estudo de interfaces ... -
Proposta de um modelo de projeto integrado para a indústria têxtil e de confecção
(2012) [Tesis de maestría]O contexto econômico e político da indústria Têxtil e de Confecção nacional mostra que há uma constante preocupação em relação aos sucessivos déficits da balança comercial nos últimos anos. Diante deste cenário, a presente ... -
Proposta de um modelo integrado ao PDP para o desenvolvimento de embalagem
(2012) [Tesis de maestría]O desenvolvimento de embalagens é uma atividade cada vez mais importante no contexto econômico, social e ambiental e tem relação direta com praticamente todos os setores produtivos. A indústria de embalagem tem um papel ... -
Proposta de um sistema com aplicativo de simulação na área de energia eólica
(2017) [Tesis]Energia eólica pode ser convertida através de turbina de pequeno porte, inclusive em edificações residenciais e pequenos comércios, configurando a “geração distribuída”. Alguns benefícios de gerar a própria energia elétrica ... -
Proposta para diretrizes para o projeto de uma sala de aula adequada ao ensino de desenho técnico informatizado
(2011) [Tesis de maestría]A incorporação da informática nas atividades corriqueiras da execução de desenhos técnicos provocou uma verdadeira revolução nas práticas de ensino destes conteúdos. As pranchetas foram substituídas por computadores, ... -
Prótese transfemoral : uma abordagem de avaliação nas perspectivas da usabilidade e da experiência do usuário
(2022) [Tesis de maestría]No Brasil, é expressivo o número de pessoas, principalmente jovens e adultos, que por alguma causa, como: traumas por acidente de trânsito e trabalho; doenças ateroscleróticas e diabetes; ou moléstias tropicais, são ... -
Realidade virtual de baixo custo no ensino de design de interiores
(2019) [Tesis de maestría]A Realidade Virtual (RV) e suas variantes, como Realidade Aumentada (RA) e 360RV, são tecnologias que ficaram em evidência nos últimos anos (tanto mercadologicamente como educacionalmente) através da popularização dos ... -
Relações entre Fab Labs e Textile Labs : diretrizes para a proposição de espaços integrados de fabricação digital
(2019) [Tesis de maestría]Em um novo panorama de consumidores/usuários mais conscientes, preocupados com questões ambientais e de mão-de-obra da indústria convencional, surge a necessidade pela busca de um papel mais ativo no fazer das coisas, ... -
Requisitos de projeto para o desenvolvimento de materiais de aprendizagem para a TV Digital a partir da aplicação da Engenharia Kansei
(2013) [Tesis de maestría]No Processo de Desenvolvimento de Produto, uma das preocupações é a compreensão dos desejos e das necessidades de quem o utiliza. No contexto educacional, o desafio está no desenvolvimento de materiais de aprendizagem ... -
Requisitos de projeto para o design de pictogramas de sinalização destinados a crianças
(2020) [Tesis de maestría]Com a globalização, surgiu a necessidade de uma forma de comunicação que rompesse a barreira da linguagem verbal e pudesse dialogar com um maior número de pessoas. Dessa maneira, originaram-se os pictogramas modernos, que ... -
Requisitos de projeto para produção de recursos didáticos táteis para estudantes cegos no processo de ensino-aprendizagem de geometria espacial
(2019) [Tesis de maestría]Pessoas cegas possuem capacidades de desenvolvimento tanto quanto pessoas videntes. No âmbito das habilidades cognitivas, o desenvolvimento pode ocorrer num ritmo mais lento ou diferente, se comparado ao de pessoas típicas, ...