Browsing Design by Author "Silva, Regio Pierre da"
Now showing items 1-20 of 36
-
Acessibilidade em interfaces gráficas de objetos de aprendizagem para usuários com baixa visão : uma aplicação no ensino de geometria descritiva
Pinto, Kelly Cristina Bidone (2018) [Dissertation]O crescente aumento das matrículas de pessoas com deficiência visual na rede regular de ensino, em um contexto no qual a legislação brasileira impulsiona a educação inclusiva, torna relevante a busca por soluções que atendam ... -
Aplicação projetual da simulação da compostagem
Pimentel, Bento Gustavo de Sousa (2015) [Dissertation]A partir deste relatório acadêmico são apresentadas considerações acerca de um estudo da compostagem como objeto de pesquisa na perspectiva do Design de Produto. A visão adquirida da investigação delineada conceitualmente ... -
Aplicações educacionais mobile : a teoria das cores no processo de projeto em design
Thomazi, Patricia Thormann (2017) [Dissertation]O contexto educacional contemporâneo considera a tecnologia móvel como parte do cenário acadêmico. O uso de dispositivos móveis e aplicações digitais em cursos, bacharelado em Design, faz parte do cotidiano das salas de ... -
Cabeçote de extrusão para impressora de gráficos em alto-relevo : soluções para viabilizar a adequação de materiais didáticos para cegos
Colpes, Karen Mello (2023) [Thesis]Os programas implantados pelo Governo Federal do Brasil para a inclusão de pessoas com deficiência em escolas regulares têm favorecido o crescimento do número de alunos com deficiência nessas instituições, resultando assim, ... -
A contribuição de um modelo de cores na usabilidade das interfaces computacionais para usuários de baixa visão
Kulpa, Cínthia Costa (2009) [Dissertation]Esta pesquisa tem por objetivo compreender como as cores podem influenciar na usabilidade das interfaces computacionais do usuário na web, pelo deficiente de baixa visão. Para tanto, principia com uma apresentação sobre a ... -
Contribuições do design de produto e usabilidade no projeto de brinquedos : um estudo focado na criança com deficiência visual
Silva, Roseane Santos da (2013) [Dissertation]O brinquedo é um importante artefato na infância. Através dele a criança tem oportunidade de desenvolver suas competências e habilidades. Para criança com deficiência visual, além disso, a utilização do brinquedo pode ... -
Contribuições do design na ressignificação do ambiente escolar : práticas reflexivas de um projeto de pesquisa
Avila, Bruna Fagundes de (2022) [Thesis]A educação pautada no ensino hierarquizado e passivo em relação à participação dos estudantes parece não ser mais suficiente para garantir a aprendizagem de sujeitos expostos aos ambientes e métodos tradicionais de ensino. ... -
Contribuições metodológicas para o desenvolvimento de produtos em tecnologia assistiva
Benedetto, Isabel Lanner Carvalho (2011) [Dissertation]O público com necessidades especiais está cada vez mais inserido na rede regular de ensino público. Para que a inclusão de fato ocorra são necessárias ações em diferentes áreas do conhecimento. A acessibilidade da escola ... -
Desenvolvimento de interfaces de produtos a partir do design da experiência
Thieme, Edward (2014) [Dissertation]Esta dissertação tem por objetivo pesquisar como o design da experiência pode influenciar e contribuir no desenvolvimento de interfaces de produtos, tendo o seu objetivo de aplicação, o desenvolvimento de uma interface de ... -
Desenvolvimento de um jogo digital em realidade virtual para a reabilitação virtual do público sênior
Pillon, Carolina Bravo (2021) [Thesis]As tecnologias são um importante aliado para promover o envelhecimento saudável. Nesse contexto, a realidade virtual vem sendo utilizada como um recurso de apoio para o treinamento e avaliação do equilíbrio. O objetivo da ... -
Design da informação : requisitos de projeto para um sistema de gerenciamento no processo projetual do produto edificação
Abbud, Paulo Roberto (2009) [Dissertation]A evolução das ferramentas computacionais, aliada à tecnologia da informação (TI) e ao ambiente web possibilitam a realização de projetos colaborativos, com maior integração de procedimentos, visando à comunicação, à ... -
Design de brinquedos para a infância : o conhecimento de profissionais como base para o desenvolvimento de método de ensino para o design de produtos
Silva, Roseane Santos da (2022) [Thesis]Brincar é um direito garantido por lei e uma atividade fundamental para o pleno desenvolvimento biopsicossocial na infância. O objetivo geral desta pesquisa é desenvolver um artefato que auxilie no contexto de ensino em ... -
Design inclusivo : processo de desenvolvimento de prancha de comunicação alternativa e aumentativa para crianças com transtorno do espectro do autismo utilizando realidade aumentada
Rosa, Valéria Ilsa (2018) [Thesis]Durante muitos anos, diversas pesquisas na área de Design no Brasil, constataram limitados investimentos no desenvolvimento de produtos para auxiliar as pessoas com deficiência. Diante disso, esta tese teve por objetivo ... -
Elementos de interface para facilitar a colaboração em ambientes virtuais de aprendizagem
Gugliano, Bruna Ferreira (2018) [Dissertation]O crescente uso das tecnologias digitais no dia-a-dia das pessoas gerou diversas mudanças de comportamento; tendências colaborativas de troca e compartilhamento de informações, ideias, conhecimentos e bens materiais passam ... -
Fabricação digital : sistematização metodológica para o desenvolvimento de artefatos com ênfase em sustentabilidade ambiental
Barros, Alexandre Monteiro de (2011) [Dissertation]Esta pesquisa aborda os temas de fabricação digital e de sustentabilidade ambiental para propor uma sistematização metodológica do projeto e da produção de artefatos com base: (i) na estruturação de modelos conceituais, ... -
Framework conceitual para aplicação no desenvolvimento de objetos de aprendizagem : infográficos interativos
Lorenzon, Ana Rita Müller (2013) [Dissertation]Com a emergência da aprendizagem eletrônica são observadas novas possibilidades para a aplicação de infográficos interativos como uma forma de apoiar a transposição didática de conteúdos no ensino fundamental. O acesso ... -
Framework para a produção de gráficos instrucionais táteis nas Instituições Federais de Ensino Superior
Viaro, Felipe Schneider (2022) [Thesis]Nas Instituições Federais de Ensino Superior, os Núcleos de Acessibilidade são responsáveis pela produção de materiais instrucionais adaptados, incluindo a produção de Gráficos Instrucionais Táteis (GIT) para Pessoas com ... -
Framework para representação do conhecimento de projeto de produto aplicando o paradigma da orientação a objetos
Barros, Alexandre Monteiro de (2017) [Thesis]O projeto de produtos e sistemas técnicos complexos requer a compreensão em nível de sistemas e subsistemas para formular soluções eficientes e integradas ao seu contexto. Para auxiliar esta compreensão, o conhecimento de ... -
Games e educação : diretrizes de projeto para jogos digitais voltados à aprendizagem
Mendes, Thiago Godolphim (2012) [Dissertation]Com a disseminação das tecnologias interativas, a crescente produção e o consumo de jogos digitais mudou a forma como as pessoas se divertem, se relacionam e adquirem conhecimentos. Reconhecidos como um dos principais ... -
HyperCAL3D mobile : aplicativo para o auxílio no ensino de geometria descritiva
Cardozo, Gissele Azevedo (2022) [Thesis]A tecnologia vem moldando o ensino há algum tempo, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul o grupo VID, para aprimorar o ensino-aprendizagem de geometria descritiva, desenvolveu o software HyperCAL 3D que já teve a ...