Browsing Design by Author "Silva, Regio Pierre da"
Now showing items 21-37 of 37
-
HyperCAL3D mobile : aplicativo para o auxílio no ensino de geometria descritiva
Cardozo, Gissele Azevedo (2022) [Thesis]A tecnologia vem moldando o ensino há algum tempo, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul o grupo VID, para aprimorar o ensino-aprendizagem de geometria descritiva, desenvolveu o software HyperCAL 3D que já teve a ... -
Interfaces computacionais multimodais em jogos digitais para as pessoas com deficiência visual : aportes metodológicos
Piloti, Jason Scalco (2022) [Dissertation]Os jogos digitais têm apresentado uma vasta gama de meios de interação. No entanto, verificam-se déficits de experienciação quando estes são utilizados por pessoas com deficiência visual, ou mesmo surdocegas. A presente ... -
Learning design aplicado ao projeto de unidades de aprendizagem
Bruno, Fernando Batista (2019) [Thesis]O presente trabalho tem por objetivo propor um artefato digital com ferramentas grá<cas/ visuais para auxiliar no processo de projeto de unidades de aprendizagem em ambiente virtual de aprendizagem, tendo por base a abordagem ... -
Modelagem e simulação no design experiencial : uma abordagem sistêmica para avaliar o impacto da ideação na experiência do usuário
Ellwanger, Cristiane (2018) [Thesis]Frameworks conceituais são apresentados na literatura com o intuito de orientar profissionais na condução de variáveis/fatores a serem contemplados no processo de projeto para a experiência de usuários (UXD). Entretanto, ... -
Um modelo baseado em princípios de usabilidade para aplicação em interfaces de usuário para a interação humano-computador
Pechansky, Rubem (2011) [Dissertation]A maturidade da área de Interação Humano-Computador (IHC) pode ser atestada pela grande quantidade de conjuntos formados por regras, diretrizes e normas (aqui designados como diretivas) que têm sido formulados por dezenas ... -
O pensamento criativo no processo projetual : proposta de um framework para auxiliar a criatividade em grupos de design
Pereira, Priscila Zavadil (2016) [Thesis]A criatividade no design envolve um processo, que inclui tanto o processo cognitivo do indivíduo, quanto os processos de criação, de projeto e de comunicação. O pensamento criativo do indivíduo, com suas operações cognitivas ... -
Percepção visual : design e tecnologia aplicados à geometria descritiva
Flores, Tiago Raguze (2016) [Dissertation]A Geometria Descritiva é uma disciplina abstrata e complexa por sua origem lógica e visual. É de fundamental importância para o desenvolvimento da imaginação e criatividade espacial, assim como para qualquer estudo que ... -
Portal corporativo em universidades : uma metodologia para o processo de projeto
Lima, Denise Aristimunha de (2011) [Dissertation]Os portais web em universidades devem ser funcionais, atendendo às demandas da comunidade acadêmica, sendo capazes de prover serviços e informações a diferentes públicos e incorporando novas funcionalidades. Isto é possível ... -
Projeto de representação gráfica de um grupo de ícones para a criação de cenários de aprendizagem baseados no learning design aplicados ao ambiente virtual hypercal online
Mergener, Diego (2018) [Dissertation]Como área de pesquisa e de conhecimento, o Learning Design se originou a partir de outra área ligada a educação denominada de Design Instrucional. Embora existam estudiosos preocupados em propor uma forma de representação ... -
Proposição de diretrizes para o projeto de gráficos instrucionais estáticos de qualidade
Viaro, Felipe Schneider (2015) [Dissertation]Gráficos e textos são os principais recursos didáticos utilizados na confecção do material instrucional. A linguagem visual tem qualidades diferenciadas que podem ser exploradas no processo de ensino e aprendizagem, tais ... -
Proposição de metodologia para o design de embalagem orientada à sustentabilidade
Pereira, Priscila Zavadil (2012) [Dissertation]Este trabalho tem como objetivo principal propor um método para design de embalagem que tenha como premissa a sustentabilidade ambiental, social e econômica, com foco em produtos locais. Para tanto, a revisão bibliográfica ... -
Proposição de processo de design para infográficos interativos com fins educacionais
Thomas, Manuela Vasconcellos (2016) [Dissertation]Este trabalho tem como principal objetivo a proposição de um processo para o desenvolvimento de infográficos interativos com fins educacionais. Em função da carência de publicações sobre esse assunto, a pesquisa bibliográfica ... -
Proposta de conjunto de diretrizes editoriais para o design de livro didático digital interativo para Tablet
Possatti, Giovana Marzari (2015) [Dissertation]Esta pesquisa, de caráter exploratório e descritivo, teve como objetivo propor um conjunto de diretrizes editoriais avaliadas e hierarquizadas para projeto de livro didático digital interativo para tablets com ênfase em ... -
Proposta de heurísticas para adaptação de conteúdo instrucional a games educativos
Trois, Sonia (2013) [Dissertation]Com as crescentes expansão e popularização dos jogos digitais, sua utilização para fins além do simples entretenimento é cada vez mais visada por educadores, especialistas e estudantes. No entanto, os jogos educativos nem ... -
Requisitos para o desenvolvimento de jogos digitais utilizando a interface natural a partir da perspectiva dos usuários idosos caidores
Pillon, Carolina Bravo (2015) [Dissertation]O aumento da população senescente no Brasil e no mundo implica ações específicas para satisfazer às necessidades e preferências do público idoso. Diversas áreas do conhecimento dedicam-se aos estudos relacionados ao ... -
Taxonomia para técnicas criativas aplicadas ao processo de projeto
Plentz, Samuel Sebben (2011) [Dissertation]O presente trabalho teve por objetivo classificar as técnicas criativas utilizadas no processo de desenvolvimento de produto, através de uma taxonomia facetada. Essa taxonomia originou uma tabela de referência que pode ... -
O uso do esboço no design de jogos digitais
Klein, Gerson (2014) [Dissertation]Esta pesquisa tem como objetivo, estabelecer um conjunto de diretrizes que facilitem a geração e a exploração de ideias, e a partir do conceito de esboço, traçar relações com o brinquedo, inserindo-as nas etapas de concepção ...