Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorVazquez, Ana Claudia Souzapt_BR
dc.contributor.authorRuas, Roberto Limapt_BR
dc.date.accessioned2015-11-09T16:26:02Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.issn1415-6555pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/129116pt_BR
dc.description.abstractO propósito do estudo foi investigar a percepção de alunos de MBA acerca do processo de aprendizagem gerencial. Foi realizado um trabalho de natureza exploratória e qualitativa com 160 alunos de 6 programas de MBA no Brasil, no período de 2004 a 2008. Os dados foram coletados através de questionário aplicado em atividades de grupo, o qual foi construído com objetivo de conduzir os participantes a identificarem conteúdos e experiências de aprendizagem associados ao desenvolvimento de capacidades e competências. Foi discutida a indicação de uma miríade de tecnologias pedagógicas para educadores sem que fossem considerados os conhecimentos valorizados como importantes pelos alunos. Três aspectos foram identificados como os mais relevantes na experiência de aprendizagem dos alunos de MBA: (a) abertura para explorar novos modos de interpretar o mundo; (b) desenvolvimento de capacidades específicas; e (c) desenvolvimento de competência relacional. A principal contribuição deste artigo é elucidar o engajamento ativo dos alunos nas oportunidades de aprendizagem criadas pelos educadores de MBA e os resultados alcançados no desenvolvimento de capacidades e competências. Com base nas evidências, argumenta-se que o planejamento pedagógico elaborado por educadores deve considerar os alunos de MBA como protagonistas do processo de aprendizagem gerencial.pt_BR
dc.description.abstractThis paper explores MBA students’ perceptions about their learning process and the outcomes of development of capabilities and competences. A qualitative exploratory study was conducted between 2004 and 2008 with 160 students enrolled in 6 different MBA programs in Brazil. The data were collected at group activities using a questionnaire to lead the participants to identify the contents and experiences from their MBA’s that were associated with the development of capabilities and competences relevant to practice. Examining the current literature and its indications of a myriad of pedagogical approaches, we discuss the MBA educators’ pedagogical planning for developing capacities and competences without considering which knowledge is valued as relevant by students. Our results identified three aspects as the most relevant in MBA students’ learning experiences: (a) openness to exploit new ways of interpreting the world; (b) development of specific capabilities; and (c) development of relational competence. The main contribution of our study is to highlight the students’ active engagement in the learning opportunities created by MBA educators and their outcomes. Based on the evidence, we argue that the pedagogical planning developed by educators should consider MBA students as the protagonist of their management education process.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoengpt_BR
dc.relation.ispartofRevista de Administracao Contemporanea. Rio de Janeiro. Vol. 16, n. 2 (mar./abr. 2012), p. 308-326pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCompetenceen
dc.subjectCompetênciaspt_BR
dc.subjectMBAen
dc.subjectMBA : Master in Business Administrationpt_BR
dc.subjectManagement learningen
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectManagement educationen
dc.subjectGerênciapt_BR
dc.titleExecutive MBA programs : what do students perceive as value for their practices?pt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000873498pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem