A contribuição da aprendizagem organizacional no desempenho das operações de produção no segmento automotivo
dc.contributor.advisor | Ruas, Roberto Lima | pt_BR |
dc.contributor.author | Haro, Daniel Garcia | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2008-05-20T04:11:48Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2008 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/12906 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho apresenta uma pesquisa que teve por objetivo analisar as configurações de processos de aprendizagem organizacional, observados no ambiente fabril, e avaliar as contribuições dessas configurações para o desempenho operacional, em organizações da cadeia automotiva. A partir de uma construção teórica em torno de dois pontos específicos: aprendizagem organizacional e manufatura, foram identificados e sistematizados os processos de aprendizagem associados ao espaço fabril e aos processos, atividades e práticas desenvolvidos nesse espaço. A pesquisa de campo foi realizada em caráter qualitativo, através de estudo de caso múltiplo em três organizações manufatureiras do segmento automobilístico, buscando identificar, analisar e sistematizar os processos de aprendizagem, dentre as atividades e práticas de produção desenvolvidas. Elementos que facilitam e/ou dificultam os processos de aprendizagem também foram identificados e analisados na pesquisa de campo. Os instrumentos de coleta de dados constituíram-se de entrevistas, pesquisa a documentos e observação direta. Para análise dos dados, adotaram-se as técnicas de análise de conteúdo e análise documental. O público-alvo das entrevistas foi composto por gestores, operadores e facilitadores que atuam direta ou indiretamente na área fabril. A análise dos dados revelou que diversos processos de aprendizagem ocorrem no ambiente analisado e que esses contribuem para o desempenho operacional da manufatura. Contudo, as organizações ainda não exploram devidamente o potencial desses processos de aprendizagem. O entendimento da importância da aprendizagem organizacional e de sua contribuição para o desempenho operacional requer especial atenção de todos os indivíduos que compõem uma organização para que seja possível o desenvolvimento de uma cultura voltada para a aprendizagem, de modo a gerar vantagem competitiva para a empresa. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present work shows a research which had as its main goal to analyse the configurations of processes of organizational learning observed in a factory environment and this work also intended to evaluate the contributions of these configurations to the operational performance in organizations of the automobile factories. From the theoretical construction about two specific points: organizational learning and manufacturing; the processes of learning related to the factory environment and to the processes, activities and practices developed in this environment were identified and structured. The field research was held in a qualitative way through the multiple case study in three automotive manufacturing organizations, trying to identify, analyse and systematize the learning processes among the activities and production practices developed. Elements which facilitate and/or complicate the learning processes were also identified and analysed in the field research. The data collecting tools were interviews, research in documents and direct observation. Techniques of analysis of content and documental analysis were adopted in order to analyse the referred data. The target audience of the interviews was composed by managers, operators and workers who act directly or indirectly in the factory environment. The data analysis showed that several learning processes happen in the analysed environment and that these processes contribute to the operational performance of the manufacturing. However, the organizations still don´t explore properly the capacity of these learning processes. The understanding of the importance of the organizational learning and its contribution to the operational performance demand special attention of all individual who make part of an organization to make possible the development of a culture focused on learning to create a competitive advantage for the company. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Organizational learning | en |
dc.subject | Administração de recursos humanos | pt_BR |
dc.subject | knowledge management | en |
dc.subject | Gestão de pessoas | pt_BR |
dc.subject | Manufacturing | en |
dc.subject | Aprendizagem organizacional | pt_BR |
dc.subject | Production management | en |
dc.subject | Processos de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Produção industrial | pt_BR |
dc.subject | Avaliação de desempenho | pt_BR |
dc.subject | Processo de produção | pt_BR |
dc.title | A contribuição da aprendizagem organizacional no desempenho das operações de produção no segmento automotivo | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000636579 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Administração | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Administração | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2008 | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
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