Os manuais de confissão luso-castelhanos dos séculos XIII-XV

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2009Author
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Abstract in Portuguese (Brasil)
A regulamentação da confissão no cânon 21 do IV Concílio de Latrão (1215) estabeleceu a obrigatoriedade da penitência privada, auricular. Este novo ato penitencial promoveu a necessidade de uma renovação doutrinal e moral dos padres de paróquia e seus fiéis, e a formação de um novo tipo de texto: os manuais de confissão (summae confessorum, summae de casibus). No presente artigo serão estudados três textos da literatura confessional ibérica : o Liber Poenitentiarius, do canonista português João ...
A regulamentação da confissão no cânon 21 do IV Concílio de Latrão (1215) estabeleceu a obrigatoriedade da penitência privada, auricular. Este novo ato penitencial promoveu a necessidade de uma renovação doutrinal e moral dos padres de paróquia e seus fiéis, e a formação de um novo tipo de texto: os manuais de confissão (summae confessorum, summae de casibus). No presente artigo serão estudados três textos da literatura confessional ibérica : o Liber Poenitentiarius, do canonista português João de Deus (1245); o Livro das Confissões copiado no mosteiro de Alcobaça (1399) e escrito pelo canonista castelhano Martín Pérez (1316) ; e o texto anônimo escrito em Chaves (norte de Portugal) intitulado Tratado de Confissom (1489). ...
Résumé
La regulamentation de la conféssion dans le cânon 21 du Latran IV (1215) a établi la pratique de penitence privée, auriculaire. Ce nouveau acte penitentiel a obligé un renouveau de la formation doctrinale et morale des prêtres des paroisses et ses fidèles, et la création d’un nouveau type de texte: les manuels de confession (summae confessorum, summae de casibus). Dans ce article trois textes de la littérature conféssionale iberique seront étudiés: le Liber Poenitentiarius, du canoniste portuga ...
La regulamentation de la conféssion dans le cânon 21 du Latran IV (1215) a établi la pratique de penitence privée, auriculaire. Ce nouveau acte penitentiel a obligé un renouveau de la formation doctrinale et morale des prêtres des paroisses et ses fidèles, et la création d’un nouveau type de texte: les manuels de confession (summae confessorum, summae de casibus). Dans ce article trois textes de la littérature conféssionale iberique seront étudiés: le Liber Poenitentiarius, du canoniste portugais João de Deus (1245); le Livro das Confissões selon la copie du monastere d’Alcobace (1399) du texte original du canoniste castillan Martín Pérez ...
In
Aedos : revista do corpo discente do Programa de Pós-Graduação em História da UFRGS. Porto Alegre, RS. Vol. 2 , n. 2 (jun. 2009), p. 18-34
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