Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFioreze, Leandra Anversapt_BR
dc.contributor.authorCosta, Carlos Renato Pereira dapt_BR
dc.date.accessioned2015-10-28T02:37:41Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/128081pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo principal investigar se o Geoplano pode auxiliar no ensino-aprendizagem do conceito de área e perímetro. E para verificar se esta hipótese é verdadeira, foi desenvolvida uma sequência didática que prioriza diálogos entre os alunos. Esta sequência faz uso do software Geoplano e foi aplicada em uma turma de sétimo ano do Ensino Fundamental de uma escola privada de Porto Alegre. A teoria utilizada foi a Negociação de Significados, pois ela estuda as trocas e diálogos que ocorrem na sala de aula. Como metodologia, foi utilizado o estudo de caso, metodologia esta que prima por entender o “como” e os “porquês” da entidade estudada. No que se refere às conclusões, pode-se dizer que houve evolução da aprendizagem dos alunos quanto à construção e diferenciação do conceito de área e perímetro, do conceito de quadriláteros e no entendimento de por que as fórmulas de área são generalizadas de determinada maneira, de modo que o Geoplano potencializou esta aprendizagem.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims at investigating if Geoboard can help in perimeter and area concepts teaching- learning process. In order to verify if this hypothesis is true, it was developed a didactic sequence the prioritize dialogues among students. This sequence has used Geoboard software and it has been applied in a seventh year class from Elementary level at a specific private school in Porto Alegre. The theory presented in this paper is The Meaning Negotiation, which studies dialogues and the exchange of these in the classroom. A study case was the methodology chosen here because it helps to understand how and why the process was conducted. According to the results, it can be presented that there was development in students’ learning process concerning the construction and the differentiation between the concepts of area and perimeter, understanding of the concept of quadrilateral shapes and why the area equations are generalized in a certain way. By doing this study, it is possible to affirm that the Geoboard has enhanced the learning process.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGeoboarden
dc.subjectSoftware : Matematicapt_BR
dc.subjectMeaningsen
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectNegotiationen
dc.subjectSoftware Geoplanopt_BR
dc.subjectArea and perimeteren
dc.titleÁreas e perímetros : um estudo de caso utilizando o Geoplano Digitalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000972928pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples