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dc.contributor.advisorBasso, Marcus Vinicius de Azevedopt_BR
dc.contributor.authorCampos, Leandro de Andradespt_BR
dc.date.accessioned2015-10-27T02:35:10Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/128009pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem por finalidade estabelecer aproximações entre o uso de materiais concretos (os jogos) para o ensino de probabilidade e a motivação, desempenho, e interesse dos alunos por tais ambientes de aprendizagem. Para isso, tomamos como referência teórica os autores Silva e Araujo (2011), D’Ambrosio (1989), Ferreira (2011), Fiorentini e Miorim (1990), Abe e Bittar (2010), Azevedo (1979), Ole Skovsmose (2000) e Freire (1996). A pesquisa realizada com duas turmas de primeiro ano do Ensino Médio de uma escola da rede estadual de ensino de Porto Alegre-RS levou em consideração, além dos tópicos já citados, a evolução da autonomia dos participantes na resolução dos problemas durante os trabalhos, bem como o diário de campo do pesquisador. Assim, por meio dos dados coletados concluímos serem as atividades com jogos atraentes aos alunos, motivador e facilitador na compreensão de problemas envolvendo probabilidades.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to establish similarities between the use of concrete materials (games) for teaching probability and motivation, performance, and student interest for such learning environments. For this, we take as a theoretical reference the authors Silva and Araujo (2011), D'Ambrosio (1989), Ferreira (2011), Fiorentini and Miorim (1990), Abe and Bittar (2010), Azevedo (1979), Ole Skovsmose ( 2000), Freire (1996). A survey conducted with two groups of first year of High School a state school education in Porto Alegre-RS took into account, in addition to the topics mentioned above, the evolution of the autonomy of the participants in solving problems during the work, as well as the daily researcher of the field. Thus, through the data collected be completed activities with games, appealing to students, motivator and facilitator in understanding problems involving probabilities.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGamesen
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectProbabilityen
dc.subjectAprendizagem da matemáticapt_BR
dc.subjectMathematics learningen
dc.subjectProbabilidadept_BR
dc.titleA probabilidade nos jogos : uma alternativa de ensinopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000972743pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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