Dimensionamento de um eixo em compósito de fibra de carbono e resina epóxi para transmissão de potência aplicado a semieixos homocinéticos
Visualizar/abrir
Data
2015Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Outro título
Sizing of a carbon fiber and epoxi resin composite shaft for power transmission applied to constant velocity halfshafts
Assunto
Resumo
Este trabalho apresenta o dimensionamento de um eixo tubular em material composto por fibra de carbono e matriz de resina epóxi para aplicação em semieixos homocinéticos de um projeto fictício. Com o objetivo de reduzir a massa do sistema e, consequentemente, o consumo de combustível e a emissão de gases poluentes na atmosfera, projetou-se um cilindro de compósito com fibras orientadas que beneficiam a transmissão de potência por torque. Foram utilizados dados teóricos para a predição das propr ...
Este trabalho apresenta o dimensionamento de um eixo tubular em material composto por fibra de carbono e matriz de resina epóxi para aplicação em semieixos homocinéticos de um projeto fictício. Com o objetivo de reduzir a massa do sistema e, consequentemente, o consumo de combustível e a emissão de gases poluentes na atmosfera, projetou-se um cilindro de compósito com fibras orientadas que beneficiam a transmissão de potência por torque. Foram utilizados dados teóricos para a predição das propriedades do material. Um experimento piloto foi realizado para a verificação da resistência e do modo de falha do componente. Conclui-se que, diante das simplificações e hipóteses para materiais ortotrópicos, um tubo produzido com dez camadas reforçadas a ±45°, alternadamente, satisfazem as especificações do projeto, bem como atendem às expectativas de frequência natural do conjunto, viabilizando a aplicação do componente projetado. ...
Abstract
This study presents the sizing of a composite material tubular shaft of carbon fibers into epoxy resin matrix for constant velocity halfshafts application to a typical project. In order to reduce the system weight and, hence, the fuel consumption and the pollutant gases emission to the atmosphere, a composite cylinder with oriented fibers has been designed to benefit the power transmission by torque. Theoretical parameters have been considered to predict the material properties. A pilot experim ...
This study presents the sizing of a composite material tubular shaft of carbon fibers into epoxy resin matrix for constant velocity halfshafts application to a typical project. In order to reduce the system weight and, hence, the fuel consumption and the pollutant gases emission to the atmosphere, a composite cylinder with oriented fibers has been designed to benefit the power transmission by torque. Theoretical parameters have been considered to predict the material properties. A pilot experiment has been done in order to check the component resistance and its failure mode. It is possible to conclude that, regarding the assumptions and anisotropic material hypothesis done, a tube produced with ten reinforced layers with ±45 degrees, alternately, meets the project specifications, as well as the requirements of natural bending frequency, enabling the application of the designed component. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Mecânica.
Coleções
-
TCC Engenharias (5882)
Este item está licenciado na Creative Commons License