Construção de trilhas de aprendizagem por processos como suporte para o desenvolvimento de competências no SERPRO
Visualizar/abrir
Data
2015Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
O presente estudo tem como tema central investigar as possibilidades e limitações para a elaboração de trilhas de aprendizagem com base em processos em uma Empresa que não possui todas as competências organizacionais mapeadas. A proposta tem como ponto de partida as etapas e atividades do processo como insumo para o levantamento das competências requeridas para que os Empregados, apoiando-se nos novos caminhos apontados pela evolução dos modelos de gestão por competências. O método utilizado fo ...
O presente estudo tem como tema central investigar as possibilidades e limitações para a elaboração de trilhas de aprendizagem com base em processos em uma Empresa que não possui todas as competências organizacionais mapeadas. A proposta tem como ponto de partida as etapas e atividades do processo como insumo para o levantamento das competências requeridas para que os Empregados, apoiando-se nos novos caminhos apontados pela evolução dos modelos de gestão por competências. O método utilizado foi a observação participante, com pesquisa documental nos documentos e artefatos produzidos durante a aplicação da proposta de construção de trilhas de aprendizagem desenvolvido pela Universidade Corporativa do Serpro em um projeto-piloto utilizando o subprocesso de Gestão Documental. Serão apresentados os pressupostos teóricos, o contexto organizacional, a fase de elaboração da proposta a e aplicação da proposta elaborada em um projeto-piloto. A pesquisa permitiu identificar oportunidades para a construção de tilhas de aprendizagem através da identificação das competências a partir da análise das etapas do processo, da matriz gráfica de atividades e papéis, das condições favoráveis no contexto organizacional e das dificuldades na gestão das etapas da construção das trilhas em processos complexos. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão Pública - UNISERPRO.
Coleções
-
Ciências Sociais Aplicadas (3537)
Este item está licenciado na Creative Commons License