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dc.contributor.advisorZen, Aurora Carneiropt_BR
dc.contributor.authorJaramillo López, Ana Isabelpt_BR
dc.date.accessioned2015-09-29T10:54:01Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/127245pt_BR
dc.description.abstractA indústria criativa alcançou grande importância econômica nos últimos anos. Essa importância está associada a transformações de valores sociais e culturais, contudo ainda é um assunto pouco explorado na literatura (BENDASSOLI et al., 2009). Um dos setores que compõem essa indústria é o design, que também apresentou crescimento recentemente (SISTEMA FIRJAN, 2008, 2012; DCSM, 2001, 2010). Assim torna-se importante entender como ocorre a inovação nesse setor, para maximizar as características positivas, mantendo uma postura competitiva no mercado. A partir desse contexto esse estudo buscou responder a seguinte questão de pesquisa: quais são os fatores que afetam à inovação nas empresas de consultoria de design? Os objetivos desta pesquisa são: analisar a definição de inovação para as empresas de consultoria de design no Brasil e na Inglaterra, descrever o processo de inovação nas empresas de consultoria de design localizados no Brasil e na Inglaterra e compreender os fatores que influenciam à inovação nos escritórios de design. Para atingir esses objetivos foi realizada uma pesquisa exploratória no Brasil e na Inglaterra em quatro empresas de consultoria de design. Além disso, foram efetuados levantamentos de dados secundários e entrevistas pessoais com especialistas brasileiros e ingleses. Como resultado desse estudo foram encontradas três contribuições teóricas. A primeira delas o entendimento do que é inovação para empresas de consultoria de design, assim em um projeto inovador as quatro dimensões para inovar são interdependentes (processo, produto e/ou serviço, gestão e mercado), ou seja, dependem uma das outras para gerar inovações. Assim, a medida que se cria uma solução (produto, serviço ou experiência de usuário), desenvolve-se o projeto (processo), que sofre alterações com a participação do cliente e/ou usuários (mercado) e a interferência do ambiente e da estrutura organizacional do escritório (gestão). Essa definição proposta é diferente da definição tradicional de inovação na indústria manufatureira, dado que nela a inovação é específica e independente para cada uma dessas quatro dimensões. A segunda contribuição foi a descoberta dos principais elementos que compõem a inovação na indústria criativa, as quais são: a relação com o cliente e/ou mercado, o ambiente organizacional, o processo e as pessoas que fazem parte do desenvolvimento da solução. Por fim, a terceira contribuição teórica consiste nas oito dimensões encontradas que influenciam à inovação nesses escritórios, das quais, cinco estão sustentadas na literatura, sendo elas: cliente, organização, rede do escritório, rede do cliente e pesquisa. Contudo, esse estudo de caso evidenciou que existem outras três dimensões que impactam na inovação nas empresas de consultoria de design que são a capacitação/conhecimento, processo e pessoas. Com relação aos gestores desses escritórios, recomenda-se trabalhar nas dimensões pessoas, processos e capacitações, dado que são fatores chaves que impactam na inovação. Uma limitação do trabalho foi a pouca quantidade de empresas entrevistadas. Recomenda-se para estudos futuros testar quantitativamente a informação desta pesquisa.pt_BR
dc.description.abstractThe creative industry is reaching an important economic and is associated with social and cultural values transformations. However, this subject is still relative unexplored in the literature (BENDASSOLI et al, 2009). One of the sectors of that industry is design, which has grown its economic interest in recent years (SISTEMA FIRJAN, 2008, 2012; DCSM, 2001, 2010), making it important to understand how it is innovation on it in order to maximize those features and keep it competitive in the market. As to this scenario, this work tries to answer the question: what are the factors that affect innovation in design consulting firms? The objectives of this research are: to analyse the definition of innovation for the design consulting firms in Brazil and England. Describe the process of innovation in design consulting firms located in Brazil and England and understand the factors that affect innovation in design offices. To achieve those objectives, an exploratory research was conducted in Brazil and England in four design consulting firms. In addition, secondary data from surveys and personal interviews with Brazilian and British experts were made. This work has three theoretical contributions mainly; the first of them was the understanding of what is innovation for design consultancy companies. Thereby, an innovative project is considered interdependent, that is, the four dimensions, process, product and/or service, management and market depend on each other to generate innovation. This definition is different from the traditional definition of innovation in manufacturing, since it innovation is specific and independent for each of these four dimensions. The second one it was the discovery of the main elements that compose the innovation in the creative industries, which are the relationship with the customer, the organizational environment, the process and the people who participate of the solution development. Finally, the third theoretical contribution, it was the eight dimensions found that influence innovation in those offices, including five that are supported in the literature, customer, organization, office network, customer network and research. However, this case study showed that there are three other dimensions that impact on innovation that are training/knowledge, process and people. Regarding the managers of those offices, it is recommended to work in the dimensions people, process and training/knowledge, as theses are key factors that impact on innovation. A limitation of the study was the small number of companies interviewed. And it is recommended for future studies to test quantitatively the information of this research.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCreative industryen
dc.subjectIndústria criativapt_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectInnovationen
dc.subjectDesignen
dc.subjectDesignpt_BR
dc.titleInovação na indústria criativa : um estudo em consultorias de designpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000970234pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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