Avaliação da adequação do cardápio oferecido em uma escola de educação infantil de um Hospital Público de Porto Alegre/RS
dc.contributor.advisor | Oliveira, Ana Beatriz Almeida de | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Camila Spido da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-09-29T10:53:48Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/127212 | pt_BR |
dc.description.abstract | Objetivo: Avaliar a adequação do cardápio oferecido em uma escola de educação infantil de um hospital público de Porto Alegre/RS Métodos: Realizou-se cálculo do valor calórico e de nutrientes do cardápio através do método de pesagem direta de alimentos, aplicou-se o método de Avaliação Qualitativa das Preparações de Cardápio – Escola e foi realizada a quantificação de alimentos ultraprocessados no cardápio. Resultados: Em análise quantitativa, verificou-se que com exceção do Zinco todos os micronutrientes estão inadequados para alguma faixa etária, o mesmo ocorreu em relação à distribuição calórica e de macronutrientes. Na análise qualitativa pelo método AQPC Escola na categoria “Alimentos Recomendados” das oito categorias analisadas sete foram ofertadas todos os dias aos alunos e uma em 75 % dos dias. Quanto aos “Alimentos Controlados”, das 10 categorias avaliadas, somente duas ficaram dentro do limite aceitável. Em relação à oferta de alimentos ultraprocessados, encontrou-se a oferta de 71 alimentos distintos mensalmente, destes, 24% foram considerados ultraprocessados. Conclusão: Foram encontradas inadequações relacionadas ao excesso e déficit de nutrientes para todas as faixas etárias e também oferta considerável de alimentos ultraprocessados, assim, faz-se necessário replanejamento do cardápio, a fim de adéqua-lo as necessidades nutricionais dos alunos. | pt_BR |
dc.description.abstract | Objective: Evaluate the suitability of a meal plan offered at a public hospital's primary school in Porto Alegre/RS. Methods: It was calculated the caloric and nutritional values of the menus through the method of direct weighing of the food in analysis, also it was applied the Qualitative evaluation of the Menus preparations and quantified the processed food in the meal plans evaluated in this matter. Results: In the quantitative analysis, it was found that with the exception of zinc, all the micronutrients are unsuitable for any age, the same thing was found when evaluated the calories and macronutrients distribution. In the qualitative analysis through the AQPC School method in the "Recommended Foods" category seven of the eight categories analyzed were offered every day to the students and 1 in 75% of days. As for the "Controlled Food," of the 10 categories evaluated, only two were within the acceptable limit. On the supply of ultra processed food, it was offered 71 different types of food in a monthly basis, of these, 24% were considered ultra processed. Conclusion: Inadequacies were found related to the excess and also to the deficiency of nutrients for all age groups and also a considerable offer of ultra processed food, therefore it is necessary redesign the menus in order to adapt it to the nutritional needs of students. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Infant feeding | en |
dc.subject | Nutrição da criança | pt_BR |
dc.subject | Menu planning | en |
dc.subject | Planejamento de cardápio | pt_BR |
dc.subject | School feeding | en |
dc.subject | Alimentação escolar | pt_BR |
dc.title | Avaliação da adequação do cardápio oferecido em uma escola de educação infantil de um Hospital Público de Porto Alegre/RS | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Capalonga, Roberta | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000973608 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Medicina | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Nutrição | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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