Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLoss, Jefferson Fagundespt_BR
dc.contributor.authorSilveira, Erik Mengerpt_BR
dc.date.accessioned2015-09-11T02:32:00Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/126467pt_BR
dc.description.abstractO professor de educação física escolar deve abordar conhecimentos do movimento humano relacionando com a realidade em que a escola/alunos estão inseridos, sobretudo pelo diálogo entre as informações que circulam nas mídias em geral que podem influenciar na percepção da imagem corporal dos sujeitos expostos a tais meios de comunicação. Deste modo, a imagem corporal deve ser motivo de constante preocupação dos professores de educação física em sua prática docente, principalmente de suas alunas do sexo feminino. No entanto, tendo em vista o grande número de alunos presentes nas turmas, surge a necessidade de um instrumento de avaliação da imagem corporal que seja aplicável em um grande número de sujeitos e em pouco tempo; Pensando nisto, o objetivo deste trabalho foi propor e validar uma escala de silhuetas corporais para avaliar a imagem corporal de mulheres brasileiras. A escala composta por 11 imagens representado corpos femininos teve sua repetibilidade e reprodutibilidade avaliada através do Índice de Concordância Kappa em 125 mulheres brasileiras (30,0 ± 10,0 anos) estratificadas em quatro categorias diferentes de acordo com seu IMC (A: n= 5, IMC ≤18,5 kg/m²; B: n= 39, 18,5 kg/m² < IMC <25 kg/m²; C: n = 60, 25 kg/m² < IMC <30 kg/m²; D: n= 21, IMC ≥ 30 kg/m²). Os resultados finais indicam um bom índice de concordância kappa para a repetibilidade (0,743, p < 0,001) e para a reprodutibilidade (0,637, p < 0,001) deste modo, o instrumento mostrou-se eficaz e eficiente para a avaliação da imagem corporal de mulheres brasileiras.pt_BR
dc.description.abstractThe professor of physical education must address knowledge of human movement relating to reality in which the school / students are inserted, especially the dialogue between the information circulating in the media in general that can influence the perception of body image of the subjects exposed to such Media. Thus, the body image should be cause for constant concern of physical education teachers in their teaching practice, especially their female students. However, in view of the large number of students present in class, there is the need for an assessment tool body image that is applicable in a large number of subjects and in a short time; With this in mind, the objective was to propose and validate a range of body silhouettes to assess body image of Brazilian women. The scale consists of 11 images represented female bodies had its repeatability and reproducibility assessed by Kappa Agreement Index in 125 Brazilian women (30.0 ± 10.0 years) stratified into four different categories according to their BMI (A: n = 5, ≤18,5 BMI kg / m²; B: n = 39, 18.5 kg / m² <BMI <25 kg / m²; C: n = 60, 25 kg / m² <BMI <30 kg / m; D : n = 21, BMI ≥ 30 kg / m²). The final results indicate a good index concordance kappa for repeatability (0.743, p <0.001) and reproducibility (0.637, p <0.001) in this way, the instrument was effective and efficient for the evaluation of body image of women Brazilian.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBody imageen
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectImagem corporalpt_BR
dc.subjectSchool physical educationen
dc.subjectSilhouette scaleen
dc.titleValidação de um instrumento para avaliar a imagem corporal de mulheres brasileiraspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000973122pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples