Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorVoser, Rogerio da Cunhapt_BR
dc.contributor.authorMorais, Matheus Limapt_BR
dc.date.accessioned2015-09-11T02:31:55Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/126450pt_BR
dc.description.abstractO objetivo desta investigação foi descrever e analisar a relação entre a média de chutes em direção ao gol e o resultado nos jogos de futsal da copa do mundo, realizado na Tailândia no ano de 2012. O presente estudo é de caráter descritivo com abordagem correlacional. A amostra foi constituída por dados provenientes do torneio Mundial de Futsal apresentados pela tabela de resultados e estatísticas que estão publicadas no site oficial da FIFA. Foram analisados um total de 52 jogos, sendo 36 jogos na fase de grupos, 8 jogos na segunda etapa, 4 jogos nas quartas de finais, 2 jogos na semi final, 1 jogo na decisão de terceiro lugar e 1 jogo final. O número de chutes das equipes durante a competição, conjuntamente com os resultados dos jogos, foram inseridos na planilha do software SPSS V.20 para posteriormente realização das análises descritivas, medias e desvios padrão, e inferenciais utilizando o teste estatístico de correlação de Pearson. O nível de significância adotado foi de 0,05. Os resultados apontaram que nos 52 jogos disputados no Mundial de Futsal na Tailândia ocorreram 3604 chutes com média de 69,3 por jogo, sendo que destes 1416 foram em direção ao gol com média de 27,2 por jogo; e somente 348 se materializaram em gols com média de 6,7 gols por jogo. Encontrou-se uma correlação significativa e positiva de magnitude moderada entre os chutes em direção ao gol e o resultado de vitória no jogo (r=0,513; p=0,000). Conclui-se que as equipes que chutam mais em direção ao gol apresentam uma probabilidade maior de serem as vencedoras nos jogos de Futsal.pt_BR
dc.description.abstractThe purpose of this research was to describe and analyze the relationship between the average of kicks towards goal and the result in futsal games of the World Cup, held in Thailand in 2012. This study is descriptive with correlational approach. The sample consisted of data from the World Futsal tournament presented by the table of results and statistics that are published on the official FIFA website. A total of 52 games were analyzed, being 36 games in the group stage, eight games in the second round, four games in the final quarterfinals, two games in the semi final, 1 game in the third place and 1 final game. The number of kicks the teams during the competition, together with the game results were entered into the SPSS V.20 software spreadsheet to later carry out the descriptive statistics, averages and standard deviation, and inferential using Pearson's correlation statistical test. The significance level was 0.05. The results showed that in the 52 games played in the Futsal World Cup in Thailand occurred 3604 kicks averaging 69.3 per game, and of these 1416 were towards goal with an average of 27.2 per game; and only 348 materialized in goals with an average of 6.7 goals per game. We found a significant positive correlation of moderate magnitude between kicks towards goal and the result of victory in the game (r = 0.513; p = 0.000). We conclude that the teams that kick more towards goal are more likely to be the winners in soccer games.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFutsalpt_BR
dc.subjectTeachingen
dc.subjectAcademiesen
dc.subjectFutebol de salãopt_BR
dc.subjectFutsalen
dc.subjectInitiationen
dc.subjectMethoden
dc.subjectMethodologyen
dc.titlePedagogia do treinamento : estudo da relação entre a média de chutes em direção ao gol e os resultados da copa do mundo de futsal na Tailândia em 2012pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000972971pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples