Experimentando os fatores de movimento Laban em aulas de educação física na turma 12MNO na escola Júlio de Castilhos
View/ Open
Date
2015Advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente trabalho de conclusão de curso trata de uma pesquisa realizada na escola Júlio de Castilhos sobre a introdução de um conteúdo de dança nas aulas de educação física na turma 12MNO, formada por meninas entre 15 e 18 anos de idade. A escolha em adicionar uma unidade de dança no plano de ensino da turma estava de acordo com os objetivos do primeiro semestre para a área das linguagens da escola. Foram trabalhados os Fatores Expressivos do Sistema Laban-Bartenieff através da realização de ...
O presente trabalho de conclusão de curso trata de uma pesquisa realizada na escola Júlio de Castilhos sobre a introdução de um conteúdo de dança nas aulas de educação física na turma 12MNO, formada por meninas entre 15 e 18 anos de idade. A escolha em adicionar uma unidade de dança no plano de ensino da turma estava de acordo com os objetivos do primeiro semestre para a área das linguagens da escola. Foram trabalhados os Fatores Expressivos do Sistema Laban-Bartenieff através da realização de seis módulos que abrangeram momentos de exposição, prática, reflexão e desenvolvimento desse conteúdo. Os referenciais de Isabel Marques e Denise Grosso da Fonseca sobre abordagens e métodos de ensino, contribuíram significativamente para a análise do processo ocorrido na turma. Nesse trabalho, discuto considerações a respeito da inserção do conteúdo dos Fatores Expressivos encontrados na dança, como unidade do plano de ensino, e como análise do andamento da turma com a qual realizei o estágio. ...
Abstract
The current research is about the inclusion of a dance lessons on physical education's classes of Julio de Castilhos School, with girls between 15 and 18 years old. The choice of adding a dance unit in the class teaching plan was in line with the objectives of the first semester for the area of school languages. The Expressive Factors of Laban-Bartenieff System was developed by six modules, covering moments of exposure, practice and reflection of this content. The texts of Isabel Marques and De ...
The current research is about the inclusion of a dance lessons on physical education's classes of Julio de Castilhos School, with girls between 15 and 18 years old. The choice of adding a dance unit in the class teaching plan was in line with the objectives of the first semester for the area of school languages. The Expressive Factors of Laban-Bartenieff System was developed by six modules, covering moments of exposure, practice and reflection of this content. The texts of Isabel Marques and Denise Grosso da Fonseca about teaching methods, significantly contributed to the analysis of the process occurred in the class. In this paper, I discuss considerations regarding the inclusion of the contents of Expressive Factors found in the dance, as unity of teaching plan, and how to review the progress of the class with which realized the research. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License