Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBarcelos, Renato Hübnerpt_BR
dc.contributor.authorRossi, Carlos Alberto Vargaspt_BR
dc.date.accessioned2015-09-10T02:36:56Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.issn1415-6555pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/126287pt_BR
dc.description.abstractOs pesquisadores de Marketing frequentemente empregam análises bibliométricas para avaliar a sua produção científica, porém poucos estudos examinam a influência que esta tem exercido fora da própria disciplina, isto é, nas ciências sociais com as quais ela mantém relação de interdisciplinaridade. Este estudo buscou suprir esse gap de conhecimento, analisando as citações recebidas pelos onze principais periódicos de Marketing nos top journals das ciências sociais mais próximas – Administração, Economia e Finanças, Psicologia, Sociologia e Antropologia – e identificando artigos, periódicos e temas de Marketing que mais têm tido impacto nessas áreas. Os temas foram construídos por meio do agrupamento das palavras-chave nos artigos, e os resultados foram interpretados por meio de análises de redes e de tabulação cruzada, identificando que, apesar de a contribuição geral da disciplina ser pequena, certos tópicos têm sido objetos de interesse de cada ciência social. Além disso, a contribuição externa da disciplina é polarizada, suprindo a Administração com metodologia e artigos de natureza gerencial e estratégica, e as demais áreas, principalmente com Comportamento do Consumidor. A partir dos insights obtidos, discute-se o status científico da produção de Marketing e os caminhos para a maior relevância da disciplina.pt_BR
dc.description.abstractMarketing researchers often employ bibliometric analysis to assess the importance of scientific production in the field, but few studies have examined its influence outside the discipline itself, particularly in the social sciences with which it maintains an interdisciplinary relationship. This study aimed to fill this knowledge gap by analyzing citations of the eleven leading Marketing journals in the top journals of the closest social sciences – Management, Economy and Finance, Psychology, Sociology and Anthropology – and identifying the articles, journals and subjects which have had more impact in these areas. The subjects were constructed by clustering article keywords, and the results were interpreted by means of network analysis and cross-tabulation. The results show that, although the overall contribution of the discipline is relatively small, certain topics have been objects of interest in each social science. Furthermore, the discipline’s contribution is polarized, providing Management with methodology and articles of managerial and strategic natures, while providing other areas mainly with articles in Consumer Behavior. Based on the insights obtained, the scientific status of Marketing production is discussed, as well as the avenues for increasing the relevance of the discipline.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista de administracao contemporanea. Rio de Janeiro. Vol. 19, 2ª ed. esp. (ago. 2015), p. 197-220pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProdução científicapt_BR
dc.subjectMarketingen
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectCitationsen
dc.subjectBibliometric analysisen
dc.subjectScientific productionen
dc.titleA contribuição da produção científica em Marketing para as Ciências Sociaispt_BR
dc.title.alternativeThe contribution of scientific production in Marketing for the Social Sciences en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000972353pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples