Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMoura, Eliana Perez Goncalves dept_BR
dc.contributor.authorZucchetti, Dinora Terezapt_BR
dc.contributor.authorMenezes, Magali Mendes dept_BR
dc.date.accessioned2015-09-10T02:36:54Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.issn1516-9537pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/126282pt_BR
dc.description.abstractO texto busca analisar os efeitos da emergência do terceiro setor – fruto da nova organização produtiva – que afetou inúmeros coletivos de trabalhadores, dentre os quais os sujeitos que atuam em projetos socioeducativos. Considerando o movimento nacional de luta pela profissionalização, expresso em parte na proposição do Projeto de Lei n. 5346/09 como um processo que escamoteia um mecanismo de naturalização das desigualdades, reflete-se sobre a relação entre a inserção laboral, a formação profissional e os processos de precarização que têm caracterizado a prática laboral desses educadores no contexto contemporâneo. Neste texto, ensaiamos uma breve reflexão teórica baseada em dados de uma pesquisa – do tipo qualitativa, na modalidade de pesquisa-formação – desenvolvida junto a um grupo de 11 educadores que atuam em projetos socioeducativos executados por organizações governamentais, não governamentais e do terceiro setor, na cidade de Novo Hamburgo/RS. Também se discute a ideia da formação em serviço como resultado da precarização do trabalho e desta como reflexo da funcionalidade presente em programas e projetos socioeducativos. Ante uma tendência a uma leitura “naturalizante” dessa relação, abordamos o tema sob essa perspectiva para propor uma análise que proporcione a compreensão dos mecanismos de produção e reprodução social desse fazer profissional.pt_BR
dc.description.abstractThis paper aims to analyze the effects of the emergence of the third sector – result of a new organization of production –, which affected the collectives of a number of workers, including those working in socio-educational projects. Considering the national movement for professionalization, partly expressed in the proposal of Bill n. 5346/09, as a process which conceals a mechanism that naturalizes inequalities and reflects on the relationship between labor insertion, professional training and the processes of pauperization that have characterized the work practice of these educators in the contemporary context. In this paper, we outlined a brief theoretical reflection based on data from a qualitative training research conducted with a group of eleven educators who work in socio-educational projects implemented by governmental, non-governmental and third sector organizations in the city of Novo Hamburgo, Southern Brazil. This study also discusses the idea of in-service training as a result of the precarization of working conditions and the idea of this precarization as a reflection of the functionality present in socio-educational programs and projects. In view of a trend to “naturalize” this relationship, we approach the topic from this perspective to propose an analysis that provides a better understanding of the mechanisms of production and social reproduction of this professional performance.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofTrabalho & educação. Vol. 23, n. 3 (set./dez. 2014), p. 87-100pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectNon-school educationen
dc.subjectEducação não-formalpt_BR
dc.subjectProfissionalizaçãopt_BR
dc.subjectEducators’ trainingen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectProfessionalizationen
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectPrecarized worken
dc.titlePráticas de educação não escolar entre a precarização e a profissionalizaçãopt_BR
dc.title.alternativePractices of non-school education between precarization and professionalization en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000964568pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples