O povo na TV : o Esquenta! te apresenta
View/ Open
Date
2015Author
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente trabalho visa problematizar os aspectos culturais apresentados pelo programa Esquenta!, da TV Globo, a fim de identificar como a atração, enquanto um espetáculo televisivo destinado às classes populares, retrata o povo. Para isso, busca-se na Geografia o conceito de lugar como produto das relações humanas dotado de significados e sentidos. A partir de tais vertentes questiona-se, assim, o lugar do povo e sua espetacularização pelo Esquenta!. Para tanto, noções de cultura, cultura pop ...
O presente trabalho visa problematizar os aspectos culturais apresentados pelo programa Esquenta!, da TV Globo, a fim de identificar como a atração, enquanto um espetáculo televisivo destinado às classes populares, retrata o povo. Para isso, busca-se na Geografia o conceito de lugar como produto das relações humanas dotado de significados e sentidos. A partir de tais vertentes questiona-se, assim, o lugar do povo e sua espetacularização pelo Esquenta!. Para tanto, noções de cultura, cultura popular e espetáculo também são abarcadas pela pesquisa. Além disso, faz-se um breve resgate histórico da televisão brasileira e um apontamento de alguns dos principais programas de auditório tidos pela crítica como “popularescos”. No que tange à aproximação com o conhecimento geográfico, a desconstrução do lugar e a construção do lugar do povo têm papel fundamental para o desenvolvimento do presente trabalho, a fim de encontrar tais elementos na análise da atração. Além da desconstrução do programa da TV Globo, a intenção desta pesquisa é a de associar duas áreas pouco relacionadas: os Estudos Culturais e a Geografia. ...
Abstract
This work objectives to problematize the cultural view of Esquenta!, a TV Globo’s program, to identify how this attraction shows the people, especially for being a program designed to the popular classes. For this, the present research captures the geographical concept of place as a product of the human relations gifted by meaning and senses. From such aspects, this work wonders the Esquenta!’s people place and your spetacularization. So, impressions of culture, popular culture and spectacle ar ...
This work objectives to problematize the cultural view of Esquenta!, a TV Globo’s program, to identify how this attraction shows the people, especially for being a program designed to the popular classes. For this, the present research captures the geographical concept of place as a product of the human relations gifted by meaning and senses. From such aspects, this work wonders the Esquenta!’s people place and your spetacularization. So, impressions of culture, popular culture and spectacle are included by the research. Besides, this work does a short historical review of Brazilian television and an appointment of many show programs that were criticized by the media as folksy programs. Regarding the approach to geographic knowledge, deconstruction of the place and the construction of the people place have a fundamental role in the development of this work, in order to find such elements in the content analysis. Besides the deconstruction of TV Globo’s program, the intention of this research is to link two little related areas: Cultural Studies and Geography. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License