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dc.contributor.advisorPithan, Flávia Ataidept_BR
dc.contributor.authorNunes, Vinícius dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2015-08-27T02:38:31Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/125880pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como tema as características do design emocional, aplicadas à influência da decisão de compra do consumidor das camisetas da loja virtual Chico Rei. O objetivo do trabalho é compreender como o design emocional, planejado e executado pela Chico Rei, constrói simbolicamente o desejo de compra nos consumidores da marca. Num primeiro momento, a partir da pesquisa bibliográfica, são apresentados conceitos referentes ao ciberespaço, além de seu histórico e seus desdobramentos; o consumo, a relação e diferença entre sociedade e a cultura do consumo - e um pequeno apanhado sobre o comportamento do consumidor - também são tratados; por fim são percorridos a conceituação e o histórico do design emocional e sua relação com a emoção e o ato de consumir. A partir disso, apresenta-se a análise de conteúdo realizada sobre a Chico Rei, envolvendo o estudo da comunicação realizada pela marca, perpassando sobre cada canal de divulgação e comunicação. Também foram utilizadas na análise sete entrevistas com consumidores da marca e um questionário respondido por e-mail pelo profissional da Chico Rei, que possui o cargo de Diretor de Marketing de Comunicação. Compreende-se que o design tem um papel essencial para influenciar o desejo de compra dos consumidores da Chico Rei, mas o sucesso da marca só é atingido pela forma como planejaram e executam sua comunicação com o consumidor, ou seja, por sua gestão de comunicação: inovadora e engajante.pt_BR
dc.description.abstractThe following work has as its theme the characteristics of emotional design, applied in influencing the costumer‟s desire to buy t-shirts on Chico Rei's online store. It has the objective of understanding how the emotional design, planned and executed by Chico Rei, symbolically builds on the custumer desire to purchase the brand. At first, concepts related to cyberspace are presented from the literature, together with its history and consequences; consumption, the relationship and the differences between society and consumer culture are discussed, as well as a brief overview on the custumer behavior; finally, the concept and history of emotional design are covered, as well as its relationship with the excitement and the act of consuming. From that, the analysis of content of Chico Rei is presented, including the study of communication held by the brand, passing over each of its dissemination and communication channels. The analysis also uses seven interviews with the brand's costumers and a questionnaire answered by email by Chico Rei's Director of Marketing Communications. It is understood that, for Chico Rei's customers, the design has an essential role to influence the desire to buy, but the brand's success is only achieved by the way their communication with the customer is planned and performed, that is, in its communications management: innovative and engaging.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectVirtual storeen
dc.subjectDesign emocionalpt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectShirtsen
dc.subjectEmotional designen
dc.subjectRei, Chicoen
dc.titleO design emocional como construção simbólica no desejo de compra : um estudo de caso da loja virtual Chico Reipt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000972408pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Relações Públicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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