Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorSchmidt, Paulopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Jorge Gerson Silva dapt_BR
dc.date.accessioned2008-04-18T04:12:23Zpt_BR
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/12583pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem por finalidade básica à aplicação dos conceitos desenvolvidos pelo Balenced Scorecard, em uma empresa industrial do ramo couro-calçadista, com suas operações inseridas no mercado interno e externo, buscando de forma estratégica, a ampliação de atuação no mercado. O mercado atualmente encontra-se bastante competitivo, o que se explica, pelo fato da profunda determinação pelas exportações, sobre os índices de produção física de calçados, fazendo com que haja um gradual aumento dessa cadeia produtiva, bem como nos fatores macroeconômicos que controlam a atividade produtiva no Brasil. Tal tendência, poderia ser acompanhada pela ampliação do consumo interno, considerando o atual quadro de políticas macroeconômicas inteiramente dedicadas ao combate da inflação. O mercado é relevante e sofreu efeitos negativos quando da implantação do Plano Real e mais recentemente, pela política econômica adotada no País ocasionando a retração dos níveis de exportação, trazidas pela valorização do real frente ao dólar e devido à entrada no mercado nacional dos calçados Asiáticos, prejudicando a competitividade da empresa tanto no mercado interno como no mercado externo.Essa cadeia produtiva passou recentemente, por um importante processo de reestruturação organizacional, com a intenção de torná-la mais competitiva. Apesar disso, os números referentes ao período de 2000/2005, revelam sucessivas oscilações na produção física de calçados, indicando que os avanços obtidos, embora sejam importantes para participar de concorrência internacional, não são suficientes para garantir a manutenção de taxas crescentes de produção física. Neste processo, as empresas estão voltando suas atenções para melhorar sua capacidade de competitividade, frente ao ambiente globalizado existente, buscando diferencial através de novas ferramentas de gestão, para tanto, o presente trabalho objetiva propor um plano estratégico de implementação do Balanced Scorecard para a indústria de calçados. O Balanced Scorecard tem se mostrado um dos melhores métodos de gestão dos últimos anos. Apresentado ao mundo inicialmente por Robert Kaplan e David Norton, criado com o propósito de resolver problemas de avaliação de desempenho, o Balanced Scorecard mostrou-se capaz de ajudar para implementação de novas estratégias nas empresas e na criação de valor para o cliente, transformando-se numa ferramenta gerencial e estratégica de sucesso. Tratado inicialmente como um sistema de medição de desempenho baseado em indicadores, o Balanced Scorecardevoluiu ao longo do tempo e hoje com certeza, já se trata de uma ferramenta indiscutível para gestão de negócio. O Balanced Scorecard apresenta uma ordenação de conceitos e idéias preexistente de uma forma lógica, objetiva e inteligente. A sua correta aplicação implica uma série de vantagens para a empresa, podendo ser destacada como integração de medidas financeiras e não financeiras, a comunicação e o feedback da estratégia, o vínculo com o planejamento, maior foco e alinhamento organizacional, entre outros inúmeros benefícios. Para isto, são descritos os principais conceitos relacionados ao assunto enfatizando o planejamento estratégico e o Balanced Scorecard. Nessa nova forma de gerenciamento, destaca-se como instrumento da maior importância, a construção de um mapa estratégico elaborado a partir da missão, visão, estratégias, objetivos e perspectivas levantadas na organização, que possuam uma abrangência e coerência compatíveis com a atualidade de mercado. Neste cenário, o Balanced Scorecard, como ferramenta utilizada para medir o desempenho dos negócios, deve contribuir com suporte às estratégias adotadas pela empresa, para que elas possam ser acompanhadas e venham a produzir retornos positivos para a organização.pt_BR
dc.description.abstractThis work aims at analyzing the implementation of the Balanced Scorecard concepts in a leather shoes manufacturing company. Such company is already inserted into both internal and foreign markets and has been trying strategically to expand its market share. Having in view that the market is extremely competitive nowadays and companies are determined to export, leather shoes manufacturing companies are no exception. Their manufacturing level increases and, gradually, the manufacturing chain becomes bigger, a process followed by the macroecomic factors that control manufacturing activities in Brazil. Considering that macroecomic policies of Brazil privilege the end of inflation, such tendency should be accompanied by consumption increase within the country. The market is relevant and has suffered negative effects from the Plano Real. Brazilian economic policy has also caused the retraction of the export levels recently, which is a result of the increase in value of Real in comparison to dollar and the presence of Asian shoes in the Brazilian market. All these factors together have reduced the competitive power of the company regarding both internal and foreign market. The manufacturing chain has been restructured as an attempt to increase the competitive power of the company. Although some progress has been made – international companies can be faced now – the successive ups and downs of shoes manufacturing numbers in 2000/2005 indicate that the company cannot cover taxes related to the manufacturing process. Due to globalization, companies are constantly trying to increase their competitive power. They try to make the difference by using new managerial tools, and that is why this work aims at creating a strategic plan to implement the Balanced Scorecard concepts in shoes industry. Considered one of the best managerial tools ever, the Balanced Scorecard had its concepts initially presented by Robert Kaplan and David Norton. The Balanced Scorecard was created with the objective of solving performance evaluation problems, but as this tool also helps implement new strategies in companies and creates value to clients, its success as a managerial and strategic tool cannot be denied. Firstly considered a mere way of measuring performance based on indicators, the Balanced Scorecard has evolved through time and, today, it is renowned for its importance as a managerial tool. The Balanced Scorecard has a preexistent set of coordinate concepts and ideas presented in a logical, objective and intelligent way. Once the Balanced Scorecard is implemented correctly, gains are substantial – integration of financial and non-financial issues, communication andfeedback regarding the strategy, plan bond, focus and organizational alignment, so on. The main concepts related to the subject are discussed in this work, and both strategic plan and the Balanced Scorecard are emphasized. Regarding the Balanced Scorecard, the most important aspect is the creation of a strategic map based on mission, vision, strategies, objectives and perspectives of the company. The analysis of such elements takes into consideration the market reality as a whole. In this scenario, the Balanced Scorecard - a tool that measures business performance levels - supports the strategies adopted by the company. In short, strategies are followed and gains are inevitable with the aid of the Balanced Scorecard.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBalanced scorecard (BSC)en
dc.subjectBalanced scorecardpt_BR
dc.subjectIndústria do calçadopt_BR
dc.subjectStrategyen
dc.subjectGestão estratégicapt_BR
dc.subjectStrategic planningen
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectPerformance indicatorsen
dc.titlePlano de implantação do balanced scorecard em uma empresa industrial do ramo couro calçadistapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000631000pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Economiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2006pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem