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dc.contributor.advisorRodrigues, André Iriburept_BR
dc.contributor.authorMariano, Bruna Maiara Xavierpt_BR
dc.date.accessioned2015-08-25T02:32:40Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/122681pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia objetiva analisar de que forma o Netflix difunde um novo modo de assistir televisão e oportuniza, através de sua fanpage no Facebook, a interação e o engajamento do público. O Netflix é um serviço de TV online por assinatura que surge em um contexto de convergência midiática e consumo audiovisual não linear e multiplataforma. Em um primeiro momento, a revisão teórica mostra um panorama histórico da televisão no Brasil, tratando de seus principais marcos tecnológicos e também as mudanças sociais proporcionadas por ela. Em seguida, é apresentada a cultura da convergência, a qual é relacionada a temas como a cultura das séries, a teoria da cauda longa e o marketing 3.0. Também são trazidas questões ligadas à interação e à comunicação mediadas por computador e o relacionamento do público em rede. Através do estudo de caso, aliado a aspectos da análise de discurso mediada por computador, realizou-se uma análise da plataforma de consumo online do Netflix e também de sua fanpage na rede social Facebook. Os resultados encontrados permitem identificar que a página do serviço na rede social se mostra como parte indissociável da plataforma de distribuição do Netflix. Além disso, puderam-se observar alterações na lógica tradicional da cadeia de produção, distribuição e consumo de audiovisual no ambiente online.pt_BR
dc.description.abstractThe research aims to analyze how Netflix disseminates a new way of watching TV, as well as how it allows interaction and engagement of its audience through its Facebook page. Netflix is a an on-demand Internet streaming media provider that emerges in a context of media convergence and nonlinear multi-platform audiovisual consumption. As an initial step, a theoretical revision presents an historical overview of television in Brazil, focusing on the main technological turning points and social changes brought by its development. Subsequently, the concept of convergence culture will be presented – also bringing to discussion topics like TV series culture, long tail theory and marketing 3.0. Moreover, matters regarding interaction, computer-mediated communication and online social relations will be addressed likewise. Through the case study, combined with aspects of computer-mediated discourse analysis, a scrutiny of the online consumption platform of Netflix – and of its Facebook page – was conducted. The results obtained identify that the page on the social network (Facebook) is indissociable from Netflix distribution platform. Furthermore, alterations in the traditional logic of the production chain and modifications in the distribution and consumption of audiovisual products were also observed.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectOnline TVen
dc.subjectCultura da convergênciapt_BR
dc.subjectConvergence cultureen
dc.subjectTelevisão (Comunicação)pt_BR
dc.subjectNetflixen
dc.subjectFacebook (Site)pt_BR
dc.subjectComputer-mediated interactionen
dc.titleProdução, distribuição e interação : um estudo sobre o Netflix e a nova dinâmica de consumo audiovisualpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000971470pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadept_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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