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dc.contributor.advisorGruszynski, Ana Claudiapt_BR
dc.contributor.authorMoreira, Juliana Martinspt_BR
dc.date.accessioned2015-08-25T02:32:38Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/122675pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa tem como objeto de estudo os anúncios publicitários veiculados na revista Tpm no período de julho a dezembro de 2014, totalizando seis edições. Seu objetivo é compreender como as mensagens publicitárias estão relacionadas com o perfil editorial da publicação e, consequentemente, com o perfil de seus leitores. A análise do corpus foi realizada levando em conta a configuração visual e os textos dos anúncios, observando os principais elementos que os constituem. Por meio de revisão bibliográfica, análise documental e análise de conteúdo, o trabalho é dividido em três partes: na primeira, são apresentados conceitos básicos sobre a publicidade e seu papel na sociedade, além de trazer um breve panorama sobre o comportamento de consumo da mulher brasileira. Na segunda, a revista é situada em uma perspectiva histórica, caracterizada tendo em vista também a segmentação editorial; e são apresentados os principais elementos que orientam a análise empírica. Na terceira, é realizado o detalhamento da metodologia, e os dados coletados são apresentados e analisados, sendo divididos e situados no posicionamento editorial a partir de cinco categorias identificadas: trabalho e carreira; moda e corpo; casa e maternidade; amor e sexo; informação e cultura. Foi possível observar que, apesar da mensagem contra o predomínio de padrões femininos e de grande parte dos anúncios ser adequada ao projeto editorial, alguns estereótipos se mantêm presentes no projeto comercial da publicação.pt_BR
dc.description.abstractThe following research aims to study the advertisements published in Tpm magazine from July to December 2014. The goal is to understand how the messages are related to the magazine’s editorial profile and, consequently, to the readers’ profile. The corpus was analyzed according images and text, observing the key elements that constitute them. Through literature review, document analysis and content analysis, this work is divided into three parts: in the first one, we present basic concepts of advertising and its role in society, in addition to providing a brief overview of Brazilian women’s consumer behavior. In the second one, we discuss about the magazine’s historical perspective and characterize it; we also present concepts about editorial segmentation and the main elements that guide the empirical analysis. In the third one, we detail the methodology, and the collected data is presented, analyzed, divided and situated in the editorial positioning from five identified categories: work and career; fashion and body; home and maternity; love and sex; information and culture. It was observed that, despite the magazine’s speach against the predominance of female standards and the fact that most of the ads are appropriate to the editorial beliefs, some stereotypes remain present in the commercial publishing project.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMagazineen
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectAdvertisingen
dc.subjectTPM, Trip para Mulher (Revista)pt_BR
dc.subjectSegmentationen
dc.subjectEditorial projecten
dc.subjectTpm magazineen
dc.titleAnúncios na revista TPM : articulações entre as propostas comercial e editorialpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000971461pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadept_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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