Entre a intenção e o gesto : discursos e práticas sobre acessibilidade em museus
Fecha
2015Nivel académico
Grado
Tipo
Materia
Resumo
O trabalho de conclusão de Curso se propôs a investigar sobre como a acessibilidade (enquanto tema e conceito) é abordada no campo da Museologia. Esta é uma pesquisa documental, sob uma abordagem qualitativa, e tem como estudo de caso o Estatuto de Museus e o Plano Museológico do Museu Universitário da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Para embasamento do trabalho identifica os conceitos e as referências sobre acessibilidade na legislação vigente; analisa o panorama das políticas cultu ...
O trabalho de conclusão de Curso se propôs a investigar sobre como a acessibilidade (enquanto tema e conceito) é abordada no campo da Museologia. Esta é uma pesquisa documental, sob uma abordagem qualitativa, e tem como estudo de caso o Estatuto de Museus e o Plano Museológico do Museu Universitário da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Para embasamento do trabalho identifica os conceitos e as referências sobre acessibilidade na legislação vigente; analisa o panorama das políticas culturais no Brasil de 2009 a 2014, especificamente as referentes aos museus. Reflete sobre as práticas relacionadas à promoção da acessibilidade no cotidiano destas instituições. O trabalho ressaltou a importância da compreensão da acessibilidade e suas dimensões como um direito, e que existem dissonâncias entre o discurso e a prática sobre acessibilidade em ambientes culturais. Considera que é candente sua inserção na gestão dos museus e em todas às instâncias da práxis museológica. Conclui que a acessibilidade atitudinal, através da conscientização é fundamental para que o museu seja concebido como um ambiente cultural e que promova acessibilidade universal aos seus espaços e suas práticas, comprometido com a transformação da sociedade, num caminho que parta da intenção ao gesto. ...
Abstract
The completion of course work set out to investigate how the accessibility (as theme and concept) is addressed in the field of Museology. This is a documentary research under a qualitative approach and its case study the Estatuto de Museus and the museum plan of the Museu da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. The foundation work identifies the concepts and references about accessibility in the current legislation and assesses the outlook of cultural policies in Brazil from 2009 to 2014, ...
The completion of course work set out to investigate how the accessibility (as theme and concept) is addressed in the field of Museology. This is a documentary research under a qualitative approach and its case study the Estatuto de Museus and the museum plan of the Museu da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. The foundation work identifies the concepts and references about accessibility in the current legislation and assesses the outlook of cultural policies in Brazil from 2009 to 2014, specifically those relating to museums. Reflects on practices related to the promotion of accessibility in the daily routine of these institutions. The paper cautioned the importance of understanding the accessibility and its dimensions as a right and that there are disagreements between the discourse and practice of accessibility in cultural environments. Considers necessary to its inclusion in the management of museums and at all levels of museum practice. It concludes that the attitudinal accessibility through awareness as the fundamental key to the museum to be understood as a cultural environment that promotes universal access to their spaces and their practices, committed to the transformation of society in a way that starts from the intention to act. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Museologia: Bacharelado.
Colecciones
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Tesinas de Curso de Grado (37546)Tesinas Museología (155)
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