• Como estudantes do ensino fundamental distinguem entre substantivos concretos e abstratos? 

      Mendes, Vera Regina Pinto (2011) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho objetiva verificar como estudantes da 5ª, da 6ª e da 7ª séries do Ensino Fundamental diferenciam entre substantivos concretos e abstratos. Para tanto, apresentamos a classificação proposta pelas gramáticas ...
    • Critérios de definição do substantivo 

      Souza, Lindinalva Gonçalves de (2013) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente artigo tem por objetivo analisar os exercícios referentes às classes de palavras propostos nos livros didáticos e discutir a pertinência dos critérios apresentados. Para classificar as palavras é importante levar ...
    • Estudo do processo de conversão entre adjetivo e substantivo : uma proposta de exercício 

      Dutra, Adriana Teixeira (2013) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este artigo apresenta uma contribuição para o ensino de língua portuguesa no Ensino Médio por meio de uma proposta de exercício sobre o processo da conversão entre substantivos e adjetivos. O desenvolvimento desta proposta ...
    • A flexão de número dos substantivos terminados em -ão : um estudo de caso 

      Kroth, Évilin da Rosa (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este artigo tem como objetivo apresentar um breve relato de um estudo de caso realizado com uma turma da 7ª. Série do Ensino Fundamental. Trata-se de uma tentativa de avaliar se os alunos dessa turma conhecem como se ...
    • A formação do feminino do substantivo : diversos olhares 

      Reichert, Ivani Muller (2011) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Neste estudo, analisamos a categoria gênero quanto ao estatuto morfológico, destacando, inicialmente, a formação do feminino, cotejando os conhecimentos trazidos sob o olhar dos gramáticos e dos linguistas. Em seguida, ...
    • A formação do plural dos substantivos terminados em ditongo nasal -ão 

      Pivetta, Vera (2010) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho propõe uma reflexão sobre a categoria morfológica de número dos substantivos da língua portuguesa terminados em ditongo –ão, tendo em vista sua aparente irregularidade há muito vir causando problemas ...
    • Uma proposta de classificação dos substantivos através de traços semânticos 

      Sampaio, Viviane (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de classificação dos substantivos baseada em traços semânticos. O tema do trabalho surgiu da necessidade de repensar o problemático binário concreto / abstrato que ...
    • O reconhecimento do substantivo 

      Maciel, Gloria Honorina Gomes (2011) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho propõe uma reflexão sobre o reconhecimento, por parte dos alunos, da classe de palavras substantivo. Objetivando contribuir para o ensino de língua portuguesa, analisaremos como se dá a identificação ...
    • Reflexões sobre a descrição de substantivos e adjetivos em livros didáticos 

      Miz, Karina Elisa da Rocha (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este artigo analisa a forma como substantivos e adjetivos são descritos em livros didáticos do Ensino Médio. O desenvolvimento desta proposta baseia-se nas descrições apresentadas por linguistas e gramáticos para a ...
    • Substantivos abstratos : repensando conceitos e metodologia de ensino 

      Wichruk, Ivone (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho vem participar da discussão sobre a inconsistência teórica gramatical, em especial sobre os conceitos referentes aos substantivos abstratos, e também apresentar uma reflexão acerca de uma nova conceituação ...