• Uma breve reflexão sobre o ensino de sinonímia 

      Silva, Lisiane Barbosa Martins Godoy da (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este artigo pretende investigar como se dá o ensino de semântica, especificamente o da sinonímia, no ensino fundamental, através da análise dos livros didáticos utilizados por professores de escolas da rede pública de ...
    • Como estudantes do ensino fundamental distinguem entre substantivos concretos e abstratos? 

      Mendes, Vera Regina Pinto (2011) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho objetiva verificar como estudantes da 5ª, da 6ª e da 7ª séries do Ensino Fundamental diferenciam entre substantivos concretos e abstratos. Para tanto, apresentamos a classificação proposta pelas gramáticas ...
    • O ensino das figuras de linguagem no último ano do ensino fundamental 

      Corrêa, Renata Rodrigues (2011) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho objetiva mostrar como cinco livros didáticos de 8ª série do Ensino Fundamental apresentam as figuras de linguagem, de que maneira o tema é abordado, e se esse tópico está sendo ensinado com a profundidade que ...
    • Leitura literária refletida : sugestão de trabalho com literatura nos anos finais do ensino fundamental 

      Reis, Ânia Dóris dos Santos (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho procura incentivar o trabalho de literatura nos anos finais do Ensino Fundamental, levando em consideração toda a contribuição que as obras literárias podem oferecer ao amadurecimento do sujeito e à sua ...
    • A perspectivas para o trabalho de conceitos gramaticais em língua portuguesa 

      Martini, Louise Fernanda dos Santos (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este artigo propõe esclarecer e apresentar quais as contribuições do Método Montessoriano para o ensino de Língua Portuguesa das séries iniciais às finais do Ensino Fundamental. Trata-se de um método que, há mais de um ...
    • Referenciação no texto : o que há no livro didático 

      Silva, Susana Miranda da (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho tem por objetivo analisar livros didáticos de língua portuguesa, voltados ao Ensino Fundamental, a fim de verificar como é abordada a questão da coesão nominal no texto. Para tanto, analisamos no corpus, ...