• Substantivos abstratos : repensando conceitos e metodologia de ensino 

      Wichruk, Ivone (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho vem participar da discussão sobre a inconsistência teórica gramatical, em especial sobre os conceitos referentes aos substantivos abstratos, e também apresentar uma reflexão acerca de uma nova conceituação ...
    • Tempos verbais irregulares : uma proposta de exercício 

      Rupp, Luís Eugênio Rolim (2013) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho aborda a temática dos verbos irregulares e tem como objetivo principal a elaboração de uma proposta de exercícios que terão como base as principais contribuições de gramáticos e de linguistas para ...
    • O texto dissertativo argumentativo no ensino médio 

      Silva, Cristiane Peres (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente artigo apresenta uma reflexão a respeito do ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa no Ensino Médio no âmbito dos gêneros textuais; parte-se do pressuposto de que o trabalho com gêneros pode ser uma grande ...
    • Texto : objeto de ensino para o aprendizado de língua portuguesa 

      Bernardo, Bruna Amaral (2013) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho apresenta alternativas de uma nova forma de se ensinar língua portuguesa, tendo como objeto o texto. Nesse sentido, apresentamos uma reflexão centrada no que tem sido feito em sala de aula para, então, discutir ...
    • O uso do pretérito-mais-que-perfeito simples e composto : breve análise em textos jornalísticos 

      Fernandes, Glaucia Lisliane (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho procura analisar o uso do pretérito mais-que-perfeito, simples e composto, do indicativo em textos dos jornais Diário Gaúcho e Zero Hora, observando seu emprego na língua escrita. O objetivo é verificar como ...
    • Variação entre futuro do pretérito e pretérito imperfeito na expressão de hipótese 

      Lemos, Fernando Pereira (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho procura analisar a alternância entre o uso do pretérito imperfeito e do futuro do pretérito do indicativo nas formas sintética (estudava e estudaria) e perifrástica (ia estudar e iria estudar; devia estudar ...
    • Verbo tomar : polissemia e papéis temáticos 

      Merlo, Francieli Janaína (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho tem por objetivo estudar os diferentes significados do verbo tomar em português e os papéis temáticos que ele atribui. Para isso fez-se necessário uma investigação sobre o processo polissêmico, a valência ...