Navegação Linguística, Letras e Artes por Título
Resultados 109-128 de 145
-
Produção textual e enunciação : a aproximação entre teoria e prática
(2014) [Trabalho de conclusão de especialização]A produção textual no Ensino Médio, em grande parte resume-se a uma prática centrada na estrutura dissertativa e no treino de períodos impessoais. Essa insistência, há anos presente no final da Educação Básica, sustenta-se ... -
Produção textual no ensino fundamental : aluno-escritor e professor-leitor
(2012) [Trabalho de conclusão de especialização]Ainda são poucos os trabalhos voltados ao estudo de textos produzidos em situação escolar que focalizem a autoria. Neste artigo, atividade de conclusão do Curso de Especialização em Gramática e Ensino da Língua Portuguesa, ... -
Projeto artista-curadora : pano de fundo - séc. XXI
(2022) [Trabalho de conclusão de especialização]A proposta curatorial consiste na realização de uma exposição individual, um recorte da minha mais recente produção artística. Através de observações em viagens do comportamento social em espaços urbanos, icônicos e ... -
Projeto de inserção do público no processo artístico contemporâneo
(2006) [Trabalho de conclusão de especialização]Resumo não disponível -
Projeto de institucionalização da coleção Sérgio Schmitt pela Universidade de Santa Cruz do Sul
(2020) [Trabalho de conclusão de especialização]Este trabalho é o resultado de um projeto de acompanhamento da institucionalização da coleção Sérgio Schmitt prevista para acontecer no ano de 2020, a partir da doação da coleção particular de mesmo nome para a Universidade ... -
O pronome relativo e sua análise em livros didáticos
(2010) [Trabalho de conclusão de especialização]O objetivo deste trabalho foi estudar o pronome relativo, partindo de sua origem no latim, examinando este pronome em três gramáticas da língua portuguesa e verificando sua aplicação no ensino a partir de análise em três ... -
Proplemas da representação da narração em textos escolares
(2013) [Trabalho de conclusão de especialização]A dêixis é o fenômeno linguístico que permite a quem escreve a contextualização de seu enunciado. E essa contextualização é imprescindível para o estudo do texto sob a perspectiva do discurso, visto que se faz necessária ... -
Uma proposta de classificação dos substantivos através de traços semânticos
(2015) [Trabalho de conclusão de especialização]Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de classificação dos substantivos baseada em traços semânticos. O tema do trabalho surgiu da necessidade de repensar o problemático binário concreto / abstrato que ... -
Proposta de uma sequência didática contendo atividades para o aprendizado das categorias verbais através do Moodle
(2012) [Trabalho de conclusão de especialização]Este trabalho de conclusão de curso propõe uma sequência de atividades interativas no ambiente virtual de aprendizagem MOODLE (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment), utilizado como apoio ao ensino presencial, ... -
Proposta e aplicação de atividade para o ensino médio sobre a forma de expressão do superlativo e comparativo : o caso do linguajar do gaúcho
(2013) [Trabalho de conclusão de especialização]A pesquisa que aqui se apresenta trata da expressão do grau comparativo e superlativo do adjetivo no dialeto do gaúcho. Essa investigação pautou-se em critérios etimológicos, morfológicos e semânticos. Sendo assim, foi ... -
Prova de seleção como gênero discursivo : aplicações pedagógicas
(2015) [Trabalho de conclusão de especialização]Neste trabalho analisa-se uma prova de Língua Portuguesa, como gênero discursivo, a partir de modelo proposto por Jean-Paul Bronckart. A análise objetiva preparar alunos do Ensino Fundamental para ler, compreender e ... -
O que os alunos sabem sobre “Coesão”?
(2011) [Trabalho de conclusão de especialização]O trabalho faz um estudo de algumas dificuldades de redação mencionadas pelos alunos de 3º ano em uma escola pública, como iniciar, dar sequência, concatenar as ideias e concluir textos dissertativos/argumentativos. ... -
Radicais greco-latinos : uma proposta de ensino
(2009) [Trabalho de conclusão de especialização]A presente pesquisa tem por finalidade identificar como os radicais eruditos são contemplados nos livros didáticos de ensino médio e nas gramáticas. Para tal foi feito um breve estudo sobre a origem da língua portuguesa, ... -
O reconhecimento do substantivo
(2011) [Trabalho de conclusão de especialização]O presente trabalho propõe uma reflexão sobre o reconhecimento, por parte dos alunos, da classe de palavras substantivo. Objetivando contribuir para o ensino de língua portuguesa, analisaremos como se dá a identificação ... -
Referenciação no texto : o que há no livro didático
(2015) [Trabalho de conclusão de especialização]Este trabalho tem por objetivo analisar livros didáticos de língua portuguesa, voltados ao Ensino Fundamental, a fim de verificar como é abordada a questão da coesão nominal no texto. Para tanto, analisamos no corpus, ... -
Uma reflexão sobre a experiência estética do espetáculo teatral através da visão de seus criadores e público
(2005) [Trabalho de conclusão de especialização]Resumo não disponível -
O reflexo da leitura na produção textual : análise dos resultados de uma sequência didática de texto argumentativo
(2015) [Trabalho de conclusão de especialização]O intuito do presente artigo é fazer uma análise do reflexo das leituras realizadas por alunos de 9º ano em suas produções textuais. Para tanto, utilizaremos um corpus formado por textos argumentativos produzidos pelos ... -
Reflexões sobre a descrição de substantivos e adjetivos em livros didáticos
(2015) [Trabalho de conclusão de especialização]Este artigo analisa a forma como substantivos e adjetivos são descritos em livros didáticos do Ensino Médio. O desenvolvimento desta proposta baseia-se nas descrições apresentadas por linguistas e gramáticos para a ... -
Reflexões sobre as contribuições de Fernão de Oliveira para descrições linguísticas atuais
(2015) [Trabalho de conclusão de especialização]Trata-se, neste artigo, de buscar na contemporaneidade reflexos do pensamento linguístico de Fernão de Oliveira. Para tanto, é apresentado o contexto histórico no qual sua gramática emerge e a síntese de suas principais ... -
As relações temporais do presente simples do indicativo no estudo da língua portuguesa como língua materna
(2012) [Trabalho de conclusão de especialização]O presente do indicativo é uma forma verbal que pode ser empregada representando diversos tempos verbais. Além do “agora”, diretamente ligado ao presente, o presente histórico, o presente genérico, um estado momentâneo, o ...