• O atendimento educacional especializado oferecido à educação infantil no município de Canoas-RS : análise de um centro de atendimento 

      Bonneau, Cátia Soares (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente estudo tem como objetivo descrever e analisar a oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE), dirigida aos alunos matriculados na Educação Infantil da Rede Municipal de Educação de Canoas-RS, com ênfase ...
    • Como e quando a criança deve e/ou pode começar a ter acesso ao computador? 

      Magalhães , Selma Vargas de (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Optei por fazer esta pesquisa bibliográfica com o objetivo de saber quando, em que momento cronológico, a criança deve ter seu primeiro contato com o computador. Sabe-se que, nos dias atuais, o computador faz parte da ...
    • Contribuição das mídias no processo de ensino e aprendizagem da educação infantil 

      Maia, Cristiane Gomes da (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Melhorias no processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil dependem de diversos fatores, em especial, de propostas que possam contribuir primordialmente para o ensino. As Mídias podem contribuir como recurso valioso ...
    • As contribuições das mídias na contação de histórias 

      Lang, Carini Fabiele (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      A presente monografia tem como objetivo, analisar a importância das contribuições das mídias na contação de histórias, para o desenvolvimento das aprendizagens. Como também, investigar as contribuições das mídias para a ...
    • Contribuições da televisão e do vídeo na educação infantil 

      Conrado, Marta Niura Da Silva (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Esta monografia tem como objetivo demonstrar a importância e as contribuições que o uso da televisão (TV) e do vídeo podem oferecer para a Educação Infantil, pois é uma etapa fundamental para o desenvolvimento integral do ...
    • Um estudo sobre os podcasts na educação infantil 

      Catharina, Franciele Santa (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Esta monografia, de cunho teórico, trata do uso de podcast na educação infantil como instrumento para auxiliar a aprendizagem, tornando esse processo mais interessante aos alunos que vivem na era da tecnologia digital. ...
    • A influência das mídias na educação infantil 

      Souza, Mônica Vaz de (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho traz como tema a influência das mídias na educação infantil e tem como objetivo principal verificar se estão sendo utilizadas as mídias na escola de educação infantil Pequeno Cidadão de Lajeado, observando ...
    • A mesa educacional alfabeto e suas possibilidades na alfabetização matemática 

      Martins, Élida Cristina Vieira (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho tem por finalidade fazer uma análise sobre o uso da tecnologia, com ênfase nos jogos educacionais computadorizados, e como podem ser utilizados na aprendizagem da matemática na Educação Infantil. Dessa forma, ...
    • Mídias na educação infantil pública e suas limitações na periferia 

      Dias, Meline Aparecida (2019) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Sabe-se que a tecnologia está cada vez mais presente na vida dos educandos, pois desde muito pequenos já estão em contato com vários recursos tecnológicos. Não obstante, eles seguem construindo suas aprendizagens e habilidades ...
    • Música na educação infantil como prática pedagógica 

      Freitas, Jaqueline Noemi de (2019) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este é um Trabalho de Conclusão de pós no de Curso Mídias e Tecnologias na Educação. Destaca a música como instrumento pedagógico na educação infantil e a importância que tem no desenvolvimento dos bebês. Tem como objetivos ...
    • A percepção dos professores da educação infantil para uso de tecnologias na aprendizagem de alunos com transtorno do espectro autista 

      Pereira, Joice Andréa Trentini (2018) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Elementos constantes na legislação educativa, ainda distantes do dia a dia em sala de aula, aliados a profissionais pouco preparados para lidar com dificuldades individuais e evoluções tecnológicas disponíveis - situação ...
    • Rodas cantadas e Tecnologias de Informação e Comunicação: relato de uma prática docente na educação infantil 

      Zanette, Tássia (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente estudo aborda a vivência das rodas cantadas na Educação Infantil, dentro de um contexto contemporâneo caracterizado, sobretudo, pelo desenvolvimento tecnológico e a necessidade de utilização desses recursos na ...
    • Senso de autoeficácia dos professores na inclusão de um aluno com autismo na educação infantil 

      Vargas, Rosanita Moschini (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este estudo teve como objetivo investigar o senso de autoeficácia de duas professoras de um aluno incluído na educação infantil de uma escola privada em Porto Alegre/RS. Para isso foi realizada uma revisão de literatura, ...
    • Softwares educacionais para a construção da aprendizagem 

      Mombaque, Sandra Teresinha Mombach de (2010) [Trabalho de conclusão de especialização]
      A presente pesquisa apresenta um estudo bibliográfico sobre o questionamento: Como acontece a construção do conhecimento de informática em alunos de seis a oito anos? Piaget - que em sua teoria psicogenética, procura ...
    • Tecnologias na educação infantil 

      Amaro, Maria Magdalena Schommer (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O principal objetivo deste trabalho foi evidenciar a importância do uso dos recursos tecnológicos na educação infantil, bem como as possíveis consequências no acréscimo de aprendizagens na linguagem oral e escrita. O estudo ...
    • A televisão como motivação para a aprendizagem na pré-escola 

      Oliveira, Marlei Romeo (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Ao detectar que crianças de Educação Infantil veem televisão sem serem motivadas para a construção de conhecimentos que possam ter continuidade no seu cotidiano pessoal e escolar, pois apenas assistem programas como mero ...