• Avaliação e revisão das práticas avaliativas 

      Gomes, Marisa Pereira (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Na busca de melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem e, consequentemente, da metodologia empregada no processo avaliativo dos educandos,a Escola Estadual de Ensino Médio Politécnico, preocupada em superar a ...
    • Avaliação na inclusão escolar : desafio de todos os educadores 

      Sevilla, Pedro Ricardo Romero (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      A Educação Inclusiva é sem dúvida um dos maiores desafios, nas ultimas décadas, o direito a uma educação para todos está fortemente sendo debatido nas escolas e na sociedade. O presente trabalho faz uma abordagem na questão ...
    • Efetivação da participação dos pais da comunidade escolar para uma gestão democrática 

      Trinidad, Márcia Angelina Gomez (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Como gestora de escola pública da rede municipal de ensino de Sant‟Ana do Livramento, ingressei no Curso de Especialização Escola de Gestores – IV Edição na intenção de aprimorar meus conhecimentos sobre Gestão Escolar e ...
    • Gestão da sala de aula 

      Lira, Valdoir Dutra (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O trabalho aqui apresentado traz discussões sobre a participação da comunidade na gestão democrática da escola pública. A gestão da sala de aula protagoniza essa discussão. Na realidade a sala de aula é o espaço onde ...
    • Gestão e avaliação democrática : desafios de implementação em uma escola rural de Sant’ana do Livramento/RS 

      Sosa, Valmi Marques (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      A Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Alencastre, rural, de Sant’Ana do Livramento (RS) define especificamente nos documentos legais, Regimento Escolar e Projeto Politico Pedagógico, em linhas gerais, traços que ...
    • A indisciplina na sala de aula 

      Zibetti, Elio (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho é o resultado do projeto de Intervenção que foi realizado em uma escola estadual de Santana do Livramento, no período de novembro de 2014 a junho de 2015. Para desenvolver o projeto, que teve como foco ...
    • Um novo olhar do educador do papel do coordenador pedagógico como um interventor das práticas pedagógicas desenvolvidas em turmas de Educação Infantil. 

      Leal, Aline Santana (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O tema “Um novo olhar do educador do papel do Coordenador Pedagógico como um interventor das práticas educativas na Educação Infantil” surgiu a partir do conhecimento da realidade educacional de uma Escola Municipal Infantil ...
    • Revitalização do projeto político pedagógico 

      Florindo, Marisa Severo (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho de conclusão de curso sobre a revitalização do Projeto Político Pedagógico tem como fundamento principal a participação da comunidade escolar, pois a discussão e a conscientização de todos deixam clara a ...